Narcotráfico e mineração ilegal atuam contra paz e avanços na Colômbia

Narcotráfico e mineração ilegal atuam contra paz e avanços na Colômbia

A consequência de negociar com todos os setores ao mesmo tempo foi grupos armados, independentemente de ideologia, que querem manter uma paz que lhes permita negociar com uma economia ilegal: narcotráfico e exploração mineral irracional, com desdobramentos no meio político, que é a corrupção

Luis Fernando Sanmiguel, reverendo da Igreja Comunidade Esperança, de Bogotá, na Colômbia, adverte que “grupos armados minam os Acordos de Paz, atentando contra a vida para tirar proveito próprio”, ao mesmo tempo que “uma oposição conformada por pessoas muito ricas, cheias de poder militar, econômico e político sabotam no Congresso as medidas inovadoras do Governo da Mudança”, liderado pelo presidente Gustavo Petro.

O alerta foi dado pelo reverendo Luis Fernando Sanmiguel, da Igreja Comunidade Esperança,  de Bogotá, coordenador do programa Comunidade de Fé Teusaquillo Território de Paz,  “posicionando-se como um cristão inspirado na fé de Jesus e na Justiça”, diante do crescimento dos conflitos no norte do país e em Catatumbo – fronteira com a Venezuela – entre o Exército de Libertação Nacional (ELN) e dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que não depuseram as armas.

A confrontação já provocou o deslocamento de mais de 40 mil pessoas, famílias inteiras que migraram para a Venezuela, em meio a recrutamentos forçados e aos mais de 80 assassinatos pelo ELN, seis seletivamente tão somente por terem assinado o Acordo de Paz com o governo. As informações são do Diálogos do Sul.

 

Veja também

Como a extrema direita lucra com a radicalização política

Como a extrema direita lucra com a radicalização política

Quando o conflito permanente se torna uma máquina de dinheiro, a radicalização política vira um …