mara
Deputada Federal Mara Rocha e vice-governador Rocha

Mara Rocha enfrenta o sistema e defende os produtores rurais vítimas de abuso de poder por parte dos órgãos ambientais

Mara Rocha relembra sua luta em defesa dos produtores rurais do Acre na Câmara dos Deputados e destaca discurso proferido sobre a situação dos agricultores no entorno da Reserva Chico Mendes, quando propôs alterar os limites da Reserva Extrativista Chico Mendes, para segundo ela, assegurar a proteção do meio ambiente em conjunto com o desenvolvimento econômico da região.

Na justificativa do Projeto de Lei 6024/2019, a ex-deputada destacou que a criação da reserva, sem preservar as pequenas propriedades que existiam na área, transformou a região em um ponto de conflito entre fiscais ambientais e famílias de agricultores “que insistem em retirar o sustento das suas pequenas propriedades”. “A realidade é que essas famílias não conseguem encontrar sustento nos produtos extrativistas da região e encontram barreiras para permanecer nas atividades em que sempre laboraram”.

De acordo com Mara Rocha, os pequenos e médios produtores já moravam e produziam na área em questão antes da criação da Reserva e tiveram suas áreas incorporadas, o que os impediu de continuar suas atividades.

Reserva Chico Mendes

A Reserva Extrativista Chico Mendes é uma das primeiras reservas extrativistas criadas pelo Governo Federal. Foi criada para
assegurar o uso sustentável dos recursos naturais e proteger o meio de vida e a cultura das populações tradicionais das florestas.

Foi criada pelo Decreto N.º99.144, de 12 de março de 1990 abrangendo parte dos municípios: Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri. Veja a proposta Aqui

“Não podemos aceitar que produtores rurais que muito contribuem com nosso país, sejam tratados como bandidos. No senado federal vamos trabalhar para que o homem do campo seja respeitado nesse país”, disse ela em reunião com agricultores. (Imagem Ilustrativa).

Assista ao vídeo do discurso sobre o tema proferido por Mara Rocha na Câmara dos Deputados

Veja também

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi vaiado ao entrar no gramado para a premiação …