Acre apresenta painel que destaca o Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas como modelo de sucesso na COP30

Acre apresenta painel que destaca o Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas como modelo de sucesso na COP30

O Acre apresentou, nesta sexta-feira, 14, mais um painel cumprindo a agenda de programação na COP30, em Belém (PA). A apresentação teve como temática “PPCDQ Acre: um modelo de sucesso subnacional para a conservação da Amazônia e o cumprimento das metas climáticas globais”.

O encontro foi realizado no estande do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), na Zona Verde, e contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente do Acre, Leonardo Carvalho, o coordenador do Comando e Controle Ambiental, Quelyson Souza, a coordenadora do Programa REM Fase 2, Marta Azevedo, o coordenador-geral de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente, Diego Pereira, a diretora de Políticas para Controle do Desmatamento e Incêndios do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Roberta Cantinho, e da pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Jarlene Gomes, que atuou como mediadora.

O painel objetivou o compartilhamento de experiências do estado na implementação e os resultados já obtidos com base no Plano Estadual de Combate ao Desmatamento e Queimadas do Acre (PPCDQ-AC).

Os dados são qualificados e quantificados pelo Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), baseados no Projeto de Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica por Satélite, do Inpe, que monitora o desmatamento em vários biomas brasileiros, e (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Com a redução de 27,62% de desmatamento em 2025, o estado supera as metas estabelecidas para os anos 2023, 2024 e 2025 do plano que eram estipuladas para 2027, que previa uma redução anual de 10% nas taxas de desmatamento.

A apresentação mostrou as metas assumidas pelo governo e as metodologias adotadas para redução das taxas de desmatamento, alinhadas com o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), do governo federal, e o cumprimento das metas climáticas globais.

O PPCDQ-AC tem como finalidade reduzir o desmatamento e a degradação da vegetação nativa, além de controlar queimadas e incêndios florestais. O plano busca garantir a conservação da biodiversidade, a manutenção dos serviços ecossistêmicos e um meio ambiente saudável.

Veja também

Ex-assessor do irmão de Zambelli é preso por financiar avião com 470 kg de cocaína

Ex-assessor do irmão de Zambelli é preso por financiar avião com 470 kg de cocaína

A Polícia Federal aponta que Patric Mazzei Mazza, ex-assessor do deputado estadual Bruno Zambelli (PL), …