40 quilos de drogas escondidos em compartimento secreto de caminhonete, são apreendidos

40 quilos de drogas escondidos em compartimento secreto de caminhonete, são apreendidos

Ação conjunta entre GEFRON, BOPE, Polícia Militar e Polícia Federal resultou na prisão de um suspeito e na apreensão de maconha e cocaína que seriam transportadas de Brasiléia para Rio Branco

Uma operação integrada das forças de segurança apreendeu aproximadamente 39,8 quilos de drogas escondidos em um compartimento oculto de uma caminhonete Volkswagen Amarok na manhã deste domingo, durante a Operação Brasil Contra o Crime Organizado. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e contou com a atuação do Grupo Especial de Operações em Fronteiras (GEFRON), BOPE, CPCães, Polícia Militar e Polícia Federal.

A abordagem inicial ocorreu por volta das 6h, no posto de fiscalização do GEFRON, em Senador Guiomard. O motorista da Amarok, identificado como Izaias Batista da Silva, informou aos policiais que retornava de Brasiléia, onde teria permanecido por oito dias realizando serviços na construção civil. Após uma vistoria preliminar, nenhum material ilícito foi encontrado e o veículo foi liberado.

No entanto, informações repassadas posteriormente pelo setor de inteligência do 5º Batalhão da Polícia Militar apontaram divergências no relato do condutor. Segundo o levantamento, ele teria chegado a Brasiléia apenas no dia anterior utilizando um táxi, fato incompatível com a versão apresentada durante a fiscalização.

Diante da inconsistência, foi emitido um alerta operacional via Centro de Operações Policiais Militares (COPOM), determinando que uma nova abordagem fosse realizada caso o veículo fosse localizado novamente.

Pouco tempo depois, o Sistema de Cerco Eletrônico identificou a caminhonete circulando em direção ao bairro da Paz, em Rio Branco. Uma equipe do 1º e 3º Batalhões da Polícia Militar localizou o veículo na Rua Valdomiro Lopes, nas proximidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Os policiais observaram que a Amarok trafegava acompanhada de uma Fiat Strada vermelha. Ao perceberem a aproximação da viatura, ambos os veículos pararam bruscamente. O condutor da Strada fugiu antes da abordagem, enquanto Izaias Batista entrou rapidamente em um estabelecimento comercial, onde acabou localizado e abordado pelos militares.

Paralelamente, equipes da Polícia Militar tentaram interceptar a Fiat Strada, cujo motorista iniciou fuga, dando início a um acompanhamento tático por diversos bairros da capital. Apesar das buscas, o veículo conseguiu escapar e o suspeito não foi localizado.

Com base nas informações levantadas, no comportamento apresentado pelo motorista e na fundada suspeita de transporte de material ilícito, os policiais decidiram encaminhar a caminhonete para a sede do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), onde foi realizada uma vistoria detalhada com o auxílio de um cão farejador da Companhia de Policiamento com Cães (CPCães).

O animal indicou a possível presença de entorpecentes na carroceria do veículo. Durante a inspeção, os policiais identificaram alterações na estrutura metálica e sinais de pintura recente. Após a remoção parcial do revestimento da carroceria, foi encontrado um compartimento oculto contendo diversos tabletes com características semelhantes às de maconha e cocaína.

Ao todo, foram apreendidos aproximadamente 39,872 quilos de entorpecentes, sendo cerca de 13,013 quilos de substância análoga à maconha e 26,742 quilos de substância com características de cocaína.

Diante da descoberta, Izaias Batista da Silva recebeu voz de prisão, em tese, pelo crime de tráfico de drogas.

O suspeito, a caminhonete e toda a droga apreendida foram encaminhados à Superintendência da Polícia Federal, em Rio Branco, onde serão adotadas as medidas de polícia judiciária e a continuidade das investigações. As informações são do O Alto Acre

Veja também

Licença para matar: Renan Santos diz que seu governo vai matar quem roubar

Licença para matar: Renan Santos diz que seu governo vai matar quem roubar

Proposta autoritária sequer leva em conta os inocentes presos por equívoco Renan Santos,  candidato do …