Tag Archives: Gaeco

MPAC e PM deflagram operação no Juruá

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Militar deflagraram nesta quinta-feira (07) a operação “Laços Ocultos” que visa combater uma suposta organização criminosa destinada a práticas de crimes em licitações, contratos administrativos e de cartel, com atuação no Vale do Juruá. O objetivo da ação é a desarticulação da organização criminosa e coleta de provas das práticas delitivas identificadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público. Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, nos Municípios acrianos de Cruzeiro do Sul e Mâncio …

Veja a Notícia Completa

Segurança Pública do Acre fala sobre transferência de presos para presídio federal

Nesta quarta, feira, 27, um total de 14 presos que cumpriam pena no Complexo Penitenciário de Rio Branco e estavam diretamente envolvidos com a rebelião no Presídio Antônio Amaro Alves, ocorrida no dia 26 de julho de 2023 foram transferidos para um presídio federal. A decisão da transferência foi tomada pelo judiciário e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), e mantida em sigilo, até esta quarta-feira, por uma questão de segurança. Detentos sendo levados pela Polícia até o avião. Fotos: Ascom/Iapen Durante coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, pelas forças de Segurança e Ministério Púbico do Acre, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo …

Veja a Notícia Completa

Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre cumpre 12 mandados judiciais contra integrantes de Facção Criminosa

Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre cumpre 12 mandados judiciais contra integrantes de Facção Criminosa

Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre cumpre 12 mandados judiciais contra integrantes de Facção Criminosa A Força-Tarefa de Segurança Pública no Acre realizou uma operação onde cumpriu 12 mandados judiciais contra membros de uma Facção Criminosa. Na manhã desta terça-feira, 08, uma ampla operação policial intitulada ” CLAUSURA ” foi executada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO ) composta pelas Polícias Civil, Federal, Militar, Penal e Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), nas cidades de Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul. A ação teve como objetivo cumprir 12 mandados judiciais emitidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas do Acre, sete mandados …

Veja a Notícia Completa

Gaeco prende juiz com mais de 400 caixas de Ritalina

O  Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) prendeu o juiz Tiago Fachin, da 1ª Vara Cível de Rio do Sul. Na residência de Tiago, em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, foram encontradas mais de 400 caixas de Ritalina, medicamento utilizado no tratamento de TDAH e similares. A operação que prendeu o juiz resultou no cumprimento de oito mandados de prisão, sendo sete em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul. Segundo as informações o juiz estaria envolvido em um esquema de tráfico de medicamentos. Os remédios teriam sido importados ilegalmente do Paraguai para o Brasil, onde seriam vendidos principalmente para estudantes. …

Veja a Notícia Completa

Operação Checklist prende 17 integrantes de facção criminosa no Acre

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Acre, realizou, nesta sexta-feira (10), a terceira fase da “Operação Checklist”, para desarticular grupos criminosos com atuação no estado. Mais de 50 policiais militares atuaram na operação, que também teve a participação direta de promotores de Justiça do Gaeco e servidores do MPAC. Ao todo, foram expedidos 36 mandados judiciais, sendo 17 de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, em Feijó e Tarauacá contra lideranças e membros de uma facção criminosa de âmbito nacional e origem no Rio …

Veja a Notícia Completa

MPAC e PM deflagram segunda fase da Operação Tempestade com 46 mandados de prisão

Na manhã desta quarta-feira, 21, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a segunda fase da Operação Tempestade, visando dar cumprimento a 46 mandados de prisão e de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organização de Criminosa. Estão sendo cumpridos mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Rio Branco, além da cidade de Guajará (AM). A Operação que tem foco a Região do Juruá se deu a partir da análise de …

Veja a Notícia Completa

MPAC e Polícia Militar deflagram Operação Red Card

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar do Estado do Acre, deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira, 25, a Operação “Red Card” com o cumprimento de seis mandados judiciais expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa. A Operação“Red Card” tem como objetivo desarticular o núcleo de uma organização criminosa com origem no Rio de Janeiro e atuação no estado do Acre que vinha se fortalecendo através da aquisição de armas de fogo e do tráfico de drogas. Evidências digitais encontradas em operações anteriores demonstraram que os investigados possuíam forte …

Veja a Notícia Completa

PF cumpre mandado de prisão em ação conjunta com GAECO

Empresário acreano é preso por descumprir medida cautelar imposta pelo Tribunal de Justiça do Acre. A Polícia Federal (PF) e o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Acre (Gaeco/MPAC) cumpriram, no final da tarde desta quinta-feira (22/09/2022), um mandado de prisão preventiva em desfavor de empresário do ramo de publicidade na cidade de Rio Branco. O empresário foi alvo da Operação Cartas Marcadas, deflagrada em 2017 pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) em conjunto com a Polícia Civil, e na segunda fase da Operação Busdoor, deflagrada pela Polícia Federal no início do mês de setembro/2022. Ele é acusado de fazer parte …

Veja a Notícia Completa

Publicações em redes sociais serviram de provas para prisão de 12 acusados de integrar facção no Acre

Publicações em redes sociais serviram de provas para expedição de 28 mandados judiciais de prisão e de busca apreensão, da 2 ° fase da Operação Open Source, deflagrada na manhã desta terça-feira, 9. Até o momento, 12 pessoas foram presas em Rio Branco, Porto Acre e Santa Rosa do Purus por integrar uma organização criminosa. […]

Veja a Notícia Completa

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado cumpre 56 mandados de prisão preventiva

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado cumpre 56 mandados de prisão preventiva

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO, composta pela Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (06/04) a Operação PARTUM, em continuidade às ações operacionais direcionadas contra facções criminosas atuantes no narcotráfico e crimes violentos que operam dentro e fora do sistema prisional do estado do Acre. A operação conta com cerca de 40 policiais federais e 40 policiais civis, que cumprem 71 ordens judiciais expedidas pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas – TJAC, sendo 15 de busca e apreensão domiciliar e 56 de prisão preventiva contra integrantes da facção criminosa investigada. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Rio Branco, Cruzeiro do …

Veja a Notícia Completa

Gaeco e Polícia Militar deflagram operação contra extorsão de comerciantes em Rio Branco

Gaeco e Polícia Militar deflagram operação contra extorsão de comerciantes em Rio Branco

Foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão contra integrantes da associação criminosa, visando o aprofundamento das investigações e a descoberta de outras pessoas envolvidas no mesmo tipo de delito. Na ação, foram apreendidos veículos e também uma quantia de mais de 25 mil reais de dinheiro em espécie. O coordenador adjunto do Gaeco, promotor de Justiça Bernardo Albano, destacou que a operação foi fruto do avanço das investigações em andamento, que tiveram início em janeiro deste ano. “O MPAC já vinha recebendo denúncias da atuação dessas organizações criminosas, principalmente na região do centro da cidade, e realizando, juntamente com a Polícia Militar, o monitoramento …

Veja a Notícia Completa