Tag Archives: improbidade administrativa

Prefeita de Tarauacá e marido são acusados de improbidade administrativa

O Ministério Público Estadual do Estado do Acre abriu um inquérito civil para apurar as supostas infrações administrativas da Prefeita de Tarauacá, Néia Sérgio  e seu esposo o deputado federal Jesus Sérgio, ambos do PDT. O promotor Júlio Cesar Medeiros, destacou  o fato da prefeita de Tarauacá, Maria Lucineia Nery Sérgio estar presente  todos os dias do Festival do Abacaxi 2022 no palco do evento que aconteceu durante a campanha eleitoral na qual o marido dela, Jesus Sérgio, era  candidato à reeleição. A prefeita também tem contra ela, uma Ação Civil Pública sobre os gastos considerados os exorbitantes em atividades festivas quando as  necessidades do povo de Tarauacá não estariam …

Veja a Notícia Completa

MPF representa prefeito de Rio Branco (AC) por improbidade administrativa

Logradouros públicos foram pintados da cor azul como forma de autopromoção O Ministério Público Federal (MPF), por meio da procuradoria regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), enviou representação ao Ministério Público do Acre (MP/AC), para que seja analisada a possível prática de atos de improbidade do prefeito de Rio Branco, Sebastião Bocalom (PP). No entendimento do procurador da República Lucas Costa Almeida Dias, o gestor municipal tem abusado da prática de pintar logradouros, bens e vias públicas com a mesma cor que caracteriza o seu partido e que foi amplamente usada como identidade visual durante sua campanha. Dentre os casos assinalados na representação estão unidades de saúde, academias populares, escolas …

Veja a Notícia Completa

MP denuncia médico que cobrava por consulta em posto de saúde

Médico responde a uma ação por improbidade administrativa pelo mesmo motivo desde 2020 Última atualização em 22/01/2022 11:19 O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) deu início, nesta quarta-feira (19/1), a ação penal contra um médico que cobrava por consultas em um posto de saúde, identificado como Thiago Viana Santana. Segundo a acusação, o médico dermatologista cobrava por consultas realizadas dentro de uma unidade de saúde no município de Joaquim Gomes. Santana tinha o consentimento do ex-secretário municipal de Saúde Estácio Chagas de Almeida, e já responde a uma ação civil de responsabilidade contra o ato de improbidade administrativa pelo mesmo motivo desde 2020. Leia mais em METRÓPOLES, clique AQUI!  Via: ContilNet

Veja a Notícia Completa

Funcionários imploram aos órgãos de controle uma investigação na Selic

Funcionários imploram aos órgãos de controle uma investigação na Selic

Funcionários da Selic divulgam novo dossiê detalhando  a atuação do chefe da Secretaria de Licitações do Acre porque segundo eles, as  notícias se espalharam, mas órgãos de fiscalização não se manifestaram. “O  que  temos são matérias defendendo o atual Secretário Epitácio Alencar e Silva Neto” Neste segundo documento os funcionários da SELIC pedem uma ação dos órgãos fiscalizadores:  Tribunal de Contas do Estado,  Ministério Público do Estado, Polícia Civil, Assembléia  Legislativa, Polícia Federal e Ministério Público Federal. Segundo o documento, Epitácio Alencar promoveu  uma série de mudanças ao assumir. Ele teria adotado competências que não são da Selic, como a análise da parte técnica das obras. Para tal foi criado …

Veja a Notícia Completa

Direção do Deracre comete improbidade administrativa em contrato financiado pelo governo federal

Direção do Deracre comete improbidade administrativa em contrato financiado pelo governo federal

O Deracre contratou o consórcio Versátil e Patriarca de Manaus para a execução de obras no ramal Belo Jardim, em Rio Branco com recursos do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa). A realização do contrato orçado em  R$ 2,5 milhões contou com a análise técnica das propostas de preços de um irmão do proprietário de uma das empresas que formam o consórcio vencedor. O engenheiro  Ivo Wiciuk, é  irmão de  Rafael Wiciuk, o que, do ponto de vista legal, tornava-o impedido para julgar qualquer ato. Ao diretor do Deracre, Petrônio Antunes, caberia anular a licitação sob pena de incorrer em crime de Improbidade Administrativa , cuja pena, segundo o art. …

Veja a Notícia Completa

Câmara poderá votar projeto que atualiza a Lei de Improbidade Administrativa

Câmara poderá votar projeto que atualiza a Lei de Improbidade Administrativa

Líderes discutem a pauta do Plenário na semana que vem O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), apresentou algumas pautas do Plenário para a próxima semana. Após reunião de líderes, Lira afirmou que a proposta que altera a Lei de Improbidade Administrativa (PL 10887/18) poderá ser votada na próxima semana. Segundo ele, o relator do texto, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), fará mais algumas reuniões com alguns partidos para apresentar seu parecer. A proposta estabelece que caberá ao Ministério Público propor ações de improbidade administrativa, assim como a aprovação de eventuais acordos com os envolvidos. Já as ações de ressarcimento continuam de titularidade do ente público lesado. Outra proposta …

Veja a Notícia Completa

MPF instaura inquérito sobre hospital de campanha de Cruzeiro do Sul

MPF instaura inquérito sobre hospital de campanha de Cruzeiro do Sul

Um inquérito civil foi instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de apurar eventuais irregularidades na construção do hospital de campanha na área do Hospital Regional do Juruá, no município de Cruzeiro do Sul (AC), com a finalidade de atender pacientes da região acometidos pela covid-19. O procedimento investigatório, que será conduzido pelo procurador da República Bruno Araújo de Freitas, também vai investigar a suposta prática de atos de improbidade administrativa consistentes na violação dos princípios orientadores dos procedimentos de contratação pública, conforme representação recebida pelo membro do MPF em Cruzeiro do Sul. Após a representação encaminhada pelo ofício responsável pelo acompanhamento da regularidade dos atos administrativos no …

Veja a Notícia Completa

Léo de Brito pede ao MPF investigação sobre possível crime de responsabilidade do governador do Acre

Léo de Brito pede ao MPF investigação sobre possível crime de responsabilidade do governador do Acre

O deputado federal Leo de Brito (PT-AC) protocolou nesta terça-feira, 6, Representação no Ministério Público Federal (MPF), pedindo a instauração de inquérito civil para apurar possível ato de improbidade administrativa e a responsabilização do governador do Acre Gladson Cameli e de prefeitos pela lentidão na vacinação, omissão e dano coletivo à saúde. De acordo com informações disponíveis no Portal de Transparência, o Acre recebeu 132.520 vacinas contra a Covid-19, e até esta segunda-feira (5), foram aplicadas 62.125 doses, sendo 49.729 referentes à primeira dose e 12.396 da segunda dose. Ainda segundo o portal, a capital, Rio Branco, aplicou 26.922 doses e Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, 8.556 …

Veja a Notícia Completa