Tag Archives: INCRA

Jorge Viana anuncia visita de ministro dos transportes ao Acre

No Acre neste feriado da Semana Santa, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, reuniu no sábado de aleluia, 30, com representantes de órgãos do governo federal para tratar de investimentos que serão feitos pelo governo Lula no estado. Com o superintende do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Acre, engenheiro civil Ricardo Araújo, o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, tratou de detalhes da vinda do ministro dos Transportes, Renan Filho, ao estado. Segundo Viana o ministro estará no Acre nos próximos dias, e vai à Brasiléia anunciar a retomada da obra do anel viário, que estava parada por suspeita de …

Veja a Notícia Completa

32 unidades habitacionais são iniciadas em Marechal Thaumaturgo

A Prefeitura de Marechal Thaumaturgo e o INCRA iniciaram a construção de 32 unidades habitacionais para os moradores assentados no PAE Triunfo / Porongaba. Com recursos adquiridos por meio de articulação da gestão do prefeito Valdelio Furtado com a direção do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Prefeito Valdelio Furtado A parceria da Prefeitura de Marechal Thaumaturgo com o Incra, articulada pelo prefeito Valdelio Furtado, através do ACT n° 1326/2021 processo n°54000.033987/2021-19 permitiu a capitação de R$ 2.400.000,00 na modalidade habitacional, contemplando 32 famílias do referido projeto. Inclusive, nesta quinta-feira (07), uma balsa ao PAE com os materiais da construção das obras. Mostrando a agilidade que estão sendo erguidas …

Veja a Notícia Completa

Governo e Prefeitura de Porto Acre alinham estratégias para implantação de Polo Moveleiro no Caquetá

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), recebeu, na manhã desta quinta-feira, 4, no Polo Digital do Barracão Matias, na Baixada da Sobral, em Rio Branco, representantes da Prefeitura Municipal de Porto Acre e marceneiros, para coordenar a proposta de implantação de um Polo Moveleiro na região do Caquetá. Agenda reuniu representantes do Estado, Município e do setor moveleiro no gabinete da Seict, em Rio Branco. Foto: Jairo Carioca/Seict Em novembro, os marceneiros tiveram suas atividades embargadas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O projeto apresentado pela prefeitura visa tirar os empreendedores do setor moveleiro …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Veneno da alienação: só morre quem toma

1- Auxílio O pedido de uma Comissão Especial para a Regularização Fundiária apresentado pelo deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB), é uma prova que a oposição pode ajudar o governo. A Comissão presidida pelo deputado Pedro Longo (PDT) que terá como relator Eduardo Ribeiro (PSD) poderá suprir a lacuna deixada pelo Iteracre que na avaliação de muitos se limita a politicagem com titulação de igrejas. Pedro Longo e Eduardo Ribeiro têm vasta experiência na área. O primeiro já presidiu o Imac e o segundo, o Incra. Uma grande contribuição do Poder Legislativo ao Executivo. Os parlamentares farão o trabalho pesado que vai beneficiar a população rural que poderá ter acesso a linhas …

Veja a Notícia Completa

A pedido de Edvaldo, Aleac instala Comissão que vai elaborar projeto para regularização ambiental e fundiária, beneficiando milhares de produtores rurais e extrativistas

Foi instalada na manhã de hoje (11) a Comissão Especial que vai tratar a respeito da elaboração de um projeto de lei, com base no Código Florestal, para a regularização ambiental no Acre. A iniciativa atende a um requerimento do deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB). A Comissão tem um prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos. Os encontros vão acontecer toda quarta-feira, a partir das 15 horas. “Nós temos um patrimônio de reservas e florestas estaduais que permite agora que a gente tire do sufoco milhares de pequenas propriedades que estão nos projetos de assentamentos ou fora deles, impedidas de acessar créditos, impedidas de desenvolverem projetos dos sonhos …

Veja a Notícia Completa

Instituições debatem a Criação de Fórum Regional da Agricultura Familiar no Juruá

A Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Acre promoveu uma reunião operacional em Cruzeiro do Sul, na sexta-feira (01), para discutir a formação do comitê regional de acompanhamento e implementação dos créditos da agricultura familiar – PRONAF na região do Juruá. Estiveram presentes: Cesário Braga, Superintendente do MDA; Ana Maria Caroline, representante do BASA em Cruzeiro do Sul; Sérgio Miranda, Gerente do Banco do Brasil em Cruzeiro do Sul; Rynaldo, Diretor Presidente da EMATER; Márcio Alercio, Superintendente do INCRA; Melissa, Superintendente do IBAMA; Eutimar Sombra, Secretário Municipal de Produção de Cruzeiro do Sul; Representante da Secretaria Municipal de Produção de Rodrigues Alves, Agrônomo Mauro; Emerson, Superintendente …

Veja a Notícia Completa

Aleac realiza audiência pública para debater desafios das trabalhadoras rurais e a Marcha das Margaridas

Aleac realiza audiência pública para debater desafios das trabalhadoras rurais e a Marcha das Margaridas

A pedido da deputada Michelle Melo (PDT) a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou na manhã desta sexta-feira (14), uma audiência pública para debater sobre os desafios das trabalhadoras rurais no Estado e a Marcha das Margaridas. Além dos deputados estaduais, o encontro reuniu produtoras rurais da capital e do interior, vereadores e representantes da Procuradoria Geral do Estado e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A deputada Michelle Melo iniciou sua fala destacando a importância do encontro. “É com muita alegria que estamos reunidos aqui para de fato mostrar o que é a Marcha das Margaridas e a luta que há por trás desse movimento. Uma …

Veja a Notícia Completa

Central de Atendimento: DPE/AC realiza última etapa da emissão de documentos para vítimas da alagação

Central de Atendimento: DPE/AC realiza última etapa da emissão de documentos para vítimas da alagação

Em conjunto com as instituições parceiras, a Defensoria Pública dá continuidade no atendimento para concluir as solicitações já agendadas A central de atendimento promovida pela Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) em conjunto com as instituições parceiras, finalizou ainda no mês de abril a primeira etapa de emissão de documentos das pessoas que foram atingidas com a enchente do Rio Acre e a enxurrada dos igarapés em Rio Branco. A última etapa inicia nesta segunda-feira, 22 e segue até 26 de maio para concluir as solicitações já agendadas. Para a população cadastrada previamente, estão sendo oferecidos os serviços de emissão da carteira de identidade nacional, além das segundas vias …

Veja a Notícia Completa

Incra pede anulação de compra de área entre Boca do Acre e Pauini por empresa estrangeira, maior que São Paulo.

A legislação brasileira impõe restrições à compra de terras por pessoas ou empresas estrangeiras.

Incra pede anulação de compra de área entre Boca do Acre e Pauini por empresa estrangeira, maior que São Paulo. O Incra, com justa preocupação, argumenta que as empresas não apresentaram requerimento para aquisição ou arrendamento (aluguel de terras), projeto de exploração do imóvel rural e outros documentos necessários para concluírem a transação, demonstrando uma falta de respeito pelas leis e regulamentações locais. A legislação brasileira impõe restrições à compra de terras por pessoas ou empresas estrangeiras. Em virtude dessa omissão, o órgão notificou a Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, no fim do ano passado, com pedido de nulidade da compra da propriedade pela empresa …

Veja a Notícia Completa

Emissão de documentos das pessoas atingidas pela alagação iniciará na próxima segunda-feira

A Central de Atendimento que visa emitir com mais celeridade a emissão de documentos das vítimas da enchente do Rio Acre e enxurrada dos igarapés, será sediada na Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e reunirá diversas instituições parceiras para ação conjunta. Os atendimentos irão ocorrer de forma coordenada das 13h30 às 17h30, entre os dias 3 a 5 e 10 a 14 de abril. No primeiro momento, os serviços serão oferecidos somente para as pessoas que já passaram pela triagem nos abrigos. Inicialmente, é estimado o atendimento diário de 60 pessoas. As demais pessoas que perderam os documentos, mas não estão nos abrigos, passarão por um cadastramento junto …

Veja a Notícia Completa

Defensoria Pública e parceiros promovem três ações itinerantes neste sábado em Rio Branco

Cidadania e acesso à justiça marcam o sábado de atendimentos da Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), por meio do projeto “Defensoria ao seu lado, cidadania mais perto de você”, promovido para população rio-branquense. A 19ª edição ampliada foi realizada na Creche Irmãos Mi e Bino, para os moradores do bairro Mocinha Magalhães e adjacentes. A ação compõe a programação da campanha: “É direito delas? #Tôdentro”, em alusão ao mês da mulher. Entre os serviços, além da assistência jurídica na área cível e criminal, foram oferecidos atendimentos voltados para área da saúde, como testes rápidos, vacinação, exame de bioimpedância, atendimento médico com clínico geral. Também foi disponibilizado emissão de …

Veja a Notícia Completa

PF deflagra operação para apurar crimes envolvendo assentados

A Polícia Federal, com apoio do INCRA, IBAMA e Polícia Civil, deflagrou, hoje, 07/03/2023, a Operação TERRA SOLTA, com a finalidade de investigar diversos crimes, envolvendo assentados e não assentados do Polo Antônio de Holanda, na cidade de Bujari/AC. Ao todo, estão sendo cumpridos 09 (nove) mandados de busca e apreensão, 03 (três) medidas cautelares de proibição de acesso e frequência à área de Reserva Legal e 01 (um) mandado judicial de suspensão de atividades de pessoa jurídica. A investigação foi iniciada a partir de denúncias do INCRA/AC, que apontaram indícios de invasão, loteamento e comércio de área no interior da Reserva Legal. Os danos ambientais foram estimados pela perícia …

Veja a Notícia Completa

Programa REM atualiza pacto para reduzir emissão de gases de efeito estufa

Programa REM atualiza pacto para reduzir emissão de gases de efeito estufa

A Unidade de Coordenação do Programa REM Acre, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), realizou nesta terça-feira, 7, uma reunião de integração entre os órgãos estaduais e federais integrantes com o objetivo de repactuar, para o período de 2023, as diretrizes do eixo de Comando e Controle no âmbito do Programa REM Acre – Fase II. O eixo de Comando e Controle compõe o programa de Fortalecimento do Sisa e Instrumentos de REDD+ como estratégia fundamental para garantir o cumprimento das leis ambientais, por meio dos instrumentos de fiscalização destinados a coibir atividades ilegais e realizar a prevenção do desmatamento gerador de emissão de gases de efeito estufa. Os …

Veja a Notícia Completa

Nos últimos quatro anos, regularização fundiária gera investimentos de R$ 6 milhões e entrega de 5 mil títulos urbanos no Acre

A política de regularização fundiária implementada pelo governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), nos últimos quatro anos, tem como resultado a entrega de mais de 5 mil títulos urbanos, investimento de R$ 6 milhões em levantamento topográficos, cadastro de 568 áreas com vazios fundiários, totalizando mais de 90 mil hectares identificados e titulados até o momento. Desde seu início de gestão, o governo elegeu como compromisso a garantia do acesso das famílias acreanas às políticas públicas que vêm no bojo da regularização fundiária, seja no âmbito urbano ou rural. Para tanto, nas ações em levantamentos topográficos, mapas, memoriais e cadastros com vistas a entrega …

Veja a Notícia Completa

Justiça Federal dá prazo para Incra concluir regularização da Gleba Novo Destino

Justiça Federal dá prazo para Incra concluir regularização da Gleba Novo Destino

Processo já se estende por mais de 10 anos sem finalização por parte da Autarquia A Justiça Federal em Rio Branco acolheu pedido do Ministério Público Federal (MPF) e condenou o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a União Federal a concluirem, no prazo de 12 meses, o processo de regularização fundiária da Gleba Novo Destino, concluindo o assentamento das famílias residentes na área que cumpram os requisitos legais do Programa Nacional de Reforma Agrária. A decisão judicial também determina ao Incra que que adote as medidas necessárias para orientar os ocupantes acerca de eventuais diligências necessárias para a regularização de suas posses (apresentação de requerimentos, documentos, …

Veja a Notícia Completa