Tag Archives: juíza

TJ e Iapen planejam reinserção de reeducandos do Presídio de Senador Guiomard 

Com o intuito de criar meios que promovam a transformação do reeducando para reinseri-lo na sociedade, o Tribunal de Justiça do Acre e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) se reuniram nesta terça-feira, 19, na Unidade Penitenciária de Senador Guiomard, onde foram alinhados projetos a serem desenvolvidos no local e, também, em outras unidades do estado. Entre os projetos ofertados estão a implementação de uma fábrica de chinelos na Unidade Penitenciária do Quinari (UPQ) e de uma biblioteca no presídio feminino de Rio Branco. Além disso, foram discutidas ações direcionadas à saúde prisional das pessoas privadas de liberdade e verificações quanto às tratativas relativas ao escritório social e à Central …

Veja a Notícia Completa

Governo realiza 3ª edição da premiação do Programa Rota da Qualidade

O governo do Estado, por meio do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), em parceria com o Instituto de Pesos e Medidas do Acre (Ipem/AC), realizou na sede do Procon, nesta terça-feira, 19, a 3ª edição da premiação do Programa Rota da Qualidade. Evento visa premiar empresas que se adequam às normas vigentes. Foto: Emely Azevedo/ Procon O evento faz parte da Semana do Consumidor, que conta com uma vasta programação na capital e no interior do estado. Cerca de 429 empresas foram visitadas pelo Rota da Qualidade em 2023, e 136 delas foram premiadas com troféus e certificados do programa governamental, por se adequaram às …

Veja a Notícia Completa

Governo e MPAC alinham estratégias de segurança para o Carnaval

A segurança do Carnaval da Família, que será realizado no Calçadão da Gameleira, em Rio Branco, a partir do dia 9 de fevereiro, foi tema de reunião no Ministério Público do Acre (MPAC) nesta quinta-feira, 1°. O objetivo foi alinhar as estratégias de segurança durante os dias de evento, que começa às 18h e se estende até 1h. Reunião de alinhamento ocorreu com órgão da Segurança e MP nesta quinta-feira, 1°. Foto: Neto Lucena/Secom Rodrigo Curti, titular da Promotoria Especializada de Tutela do Direito Difuso à Segurança Pública, presidiu a reunião que contou com os órgãos da Segurança do Estado para que fossem expostos os planos de segurança. A coronel da …

Veja a Notícia Completa

ALEAC reforça campanha do Judiciário contra importunação sexual na Expoacre

gonzaga campanha c tj expo

A campanha “ Respeite Meu Espaço”, importunação sexual é crime, lançada pelo Tribunal de Justiça, ganhou um reforço ontem à noite na Expoacre. O presidente da ALEAC, Luiz Gonzaga e o primeiro secretário, Nicolau Júnior, reforçaram a ação idealizada para empoderar as vítimas para que denunciem os casos de violência às autoridades. Junto com a juíza Louise Kristina, titular da 2ª Vara de Proteção à Mulher da Comarca de Rio Branco e a coordenadora da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Elenice Frezi, os parlamentares acompanharam o trabalho das equipes que distribuíram material informativo da campanha. Umas das estratégias adotadas para atender as possíveis vítimas, é a utilização de …

Veja a Notícia Completa

TJAC e Aleac realizam campanha para combater a importunação sexual

      Como uma das ações do Agosto Lilás, mês que reafirma o compromisso do combate a violência contra a mulher, o Tribunal de Justiça (TJAC), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) e Ouvidoria da Mulher, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), promove uma campanha na Expoacre, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância do respeito às mulheres e à comunidade LGBTQIA+.  A campanha tem como foco principal combater a violência de gênero e a importunação sexual, problemas que afetam culturalmente esses grupos. Busca-se, também, empoderar as vítimas para que …

Veja a Notícia Completa

Deficiente visual é sorteado para participar de júri popular em Cruzeiro do Sul

Para Bruno, uma pessoa não pode ter sua vida prejudicada em razão de sua deficiência Bruno Feliciano, de 22 anos, é morador de Cruzeiro do Sul, segunda maior cidade do Acre, e deficiente visual desde o nascimento. No início de julho vivenciou uma experiência exitosa, na Sala das Sessões do Tribunal do Júri da Cidade da Justiça de Cruzeiro do Sul, quando foi sorteado para compor o Conselho de Sentença para julgamento de um réu por tentativa de homicídio. Ele que, inclusive, faz graduação em Direito, foi aceito tanto pela defesa do réu quanto pela acusação, representada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Acre, Fernando Terra. …

Veja a Notícia Completa

Direito dos povos originários e mercado de carbono são pautas do Fórum Indígena

Música, dança e reza marcaram a abertura do segundo dia do Fórum Indígena realizado no Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) na manhã desta quarta-feira, 5. O primeiro painel abordou a temática “Direito dos Povos Indígenas e acesso aos programas e projetos de Redução do Desmatamento e Degradação Ambiental (REDD+). O debate foi mediado pelo chefe do Departamento de Regulação do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Ferreira, e contou com a participação dos palestrantes: Marcus Mesquita, representante da Fundação Nacional do Índio (Funai); Eldo Gomes Shanenawa, coordenador regional da Funai no Juruá; juíza Louise Kristina Lopes, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC); …

Veja a Notícia Completa

Em três meses, 2ª Vara de Proteção à Mulher deferiu mais de 300 medidas protetivas

Em três meses, 2ª Vara de Proteção à Mulher deferiu mais de 300 medidas protetivas

  Medidas protetivas são ordens judiciais concedidas com a finalidade de proteger as mulheres que estão correndo risco A 2ª Vara de Proteção à Mulher de Rio Branco completou nesta quinta-feira, 1º de junho, três meses de funcionamento. A atuação da unidade judiciária amplia resposta da Justiça aos casos pautados na Lei Maria da Penha, assim atendendo com mais celeridade a essa grave problemática da sociedade acreana. De acordo com o Sistema de Automação da Justiça (SAJ), do período de 1º de março de 2023 a 31 de maio 2023, a 2ª Vara de Proteção à Mulher deferiu 331 medidas protetivas, recebeu 85 denúncias e decretou 10 prisões em Rio …

Veja a Notícia Completa

Motorista que atropelou mototaxista e resultou em morte tem prisão preventiva decretada em audiência de custódia

Motorista que atropelou mototaxista e resultou em morte tem prisão preventiva decretada em audiência de custódia

A prisão preventiva se justifica à vista da necessidade de manutenção da ordem pública O motorista preso em flagrante na madrugada de domingo, 7, no bairro Floresta, em Rio Branco, após atropelar um mototaxista que resultou em morte, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva durante audiência de custódia realizada na manhã desta segunda-feira, 8. A decisão da juíza ocorreu após manifestações do Ministério Público e da defesa do acusado, representa por advogado. Na decisão, assinada pela juíza de Direito Andrea Brito, ela entendeu que a prisão em flagrante ocorreu dentro da legalidade e considerou que a prisão preventiva se justifica à vista da necessidade de manutenção da ordem …

Veja a Notícia Completa

Justiça interdita estádio Arena da Floresta em Rio Branco

A 2a Vara de Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco determinou a imediata interdição do Estádio Arena da Floresta. A decisão da juíza de Direito Zenair Bueno determina que o Estado do Acre atenda às exigências para obtenção do termo de Habite-se. Na decisão, assinada nesta sexta-feira, 13, a magistrada determina a apresentação do termo de Habite-se, licença ambiental, alvará do Corpo de Bombeiros comprovando a adequação quanto à prevenção de incêndios e pânico, além da implementação de elevador em plena operação e garantia de acessibilidade nas rotas de fuga. Foi estabelecida multa diária de R$ 10 mil para caso de descumprimento. No entendimento da magistrada, sem a presença …

Veja a Notícia Completa

Quem é Joana Ribeiro, juíza que impediu o aborto de uma menina de 11 anos que foi estuprada

Formada em Direito, ela é especialista em Processo Civil e mestre em Direito pelo Programa de Mestrado Profissional em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Na instituição, ela faz doutorado com enfoque na primeira infância. Autora de livros sobre o tema, a magistrada também possuiu mais de 10 artigos publicados. “O direito da criança e adolescência é a minha paixão. É a minha dedicação, meu carinho, meu amor, meu dinheiro, meu tempo, é tudo pra isso. Eu estudo para fazer o melhor possível. Então, dentre as circunstâncias, eu fiz o que era melhor possível”, disse ao g1 SC. Há 18 anos ela atua na área da Infância e …

Veja a Notícia Completa

Juíza que impediu menina estuprada de fazer aborto deixa o caso

A magistrada informou que foi transferida para a comarca de Brusque, no Vale do Itajaí. Segundo ela, a transferência ocorreu porque ela aceitou uma promoção e o convite ocorreu antes da repercussão do caso. O colegiado decidiu pela promoção por merecimento. Na manhã desta terça-feira (21), a Justiça determinou que a menina voltasse a morar com a mãe. A advogada de defesa da família não deu detalhes sobre qual será decisão em relação ao aborto. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou que está apurando a conduta da magistrada no processo. Juíza recebe promoção Segundo Joana, ela aceitou uma promoção na quarta-feira (15). Desde a sexta-feira passada (17), segundo ela, já estava fora …

Veja a Notícia Completa

Após intervenção judicial maternidade realiza cesariana e laqueadura em mãe de autistas

  Liz Gabrielly, nasceu nesta quarta-feira (23) na maternidade Bárbara Heliodora. Mãe e filha passam bem. Liz é a quarta  filha de Regina Amélia, que travou uma batalha para conseguir a laqueadura. O caso teve o envolvimento da Defensora Pública Juliana Caobianco e da juíza  Isabelle Sacramento Torturela, que precisaram intimar e estabelecer multa em caso de descumprimento a direção da maternidade negasse novamente a realização da laqueadura. Regina Amélia tem 35 anos e estava na quarta gestação, quando duas se envolveram no caso.  Desde a segunda gravidez Regina lutava por uma laqueadura no sistema público de Saúde mas recebeu sempre a resposta que não se encaixava na Lei. O casal que já …

Veja a Notícia Completa