Tag Archives: Licitações

Estado finaliza licitações para contratação de empresas para obras públicas em Cruzeiro do Sul

Mais um passo foi dado para o desenvolvimento estrutural do Juruá. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), encerrou nesta quinta-feira, 11, as três licitações abertas na última terça-feira, 9, em Cruzeiro do Sul. Já nos primeiros dias de 2024, três novos processos licitatórios foram abertos no Juruá. Foto: Marcos Santos/Secom O processo licitatório visava contratar empresas de engenharia para iniciar mais três obras na segunda maior cidade do Acre: a construção da piscina do 4° Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (BEPCIF), a ponte que ligará a Avenida Coronel Mâncio Lima à Avenida Copacabana e a cobertura do Mercado …

Veja a Notícia Completa

MPAC e PM deflagram operação no Juruá

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e a Polícia Militar deflagraram nesta quinta-feira (07) a operação “Laços Ocultos” que visa combater uma suposta organização criminosa destinada a práticas de crimes em licitações, contratos administrativos e de cartel, com atuação no Vale do Juruá. O objetivo da ação é a desarticulação da organização criminosa e coleta de provas das práticas delitivas identificadas em investigações realizadas no âmbito do Ministério Público. Estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organização Criminosa, nos Municípios acrianos de Cruzeiro do Sul e Mâncio …

Veja a Notícia Completa

Empresas acreanas são protagonistas em licitações para obras públicas do governo

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), realiza processos licitatórios para a contratação de empresas de engenharia interessadas em executar obras em todo o estado. A gestão vem priorizando as empresas acreanas, visando desenvolver a infraestrutura das cidades, ao mesmo tempo em que incentiva o crescimento do setor privado da construção civil local. Segundo dados sobre as licitações da Seop, há um total de 33 obras executadas ou em andamento neste ano de 2023, com a atuação das empresas acreanas vencedoras nos processos licitatórios das seguintes modalidades:  23 tomadas de preço e dez concorrências. Ações de infraestrutura melhoram a vida da população do …

Veja a Notícia Completa

Longo quer fim das atas de registro de preço nas licitações de obras públicas

Longo quer fim das atas de registro de preço nas licitações de obras públicas

Para o deputado, o exagero das “caronas” dificultam a participação das empresas acreanas O deputado Pedro Longo (PDT) propôs nesta quarta-feira (24) uma audiência pública para o próximo dia 02 de junho com representantes do Governo do Acre e do setor empresarial para discutir as obras públicas executadas pelo Governo do Estado. O parlamentar registrou seu posicionamento durante o evento solene em homenagem à FIEAC (Federação das Indústrias do Estado do Acre) que foi homenageada pela Mesa Diretora em alusão ao Dia da Indústria na ALEAC. A Audiência que será realizado na Casa do Povo, tem como objetivo avaliar a situação das obras realizadas por meio de atas de registro …

Veja a Notícia Completa

Polícia Federal deflagra operação contra desvio de recursos públicos e fraude em licitações em Cruzeiro do Sul, Rio Branco e João Pessoa/PB

A Delegacia de Polícia Federal de Cruzeiro do Sul/AC deflagrou na manhã desta sexta-feira (24/06) a operação ATLÂNTIDA, visando combater esquemas de fraudes em licitações e desvios de recursos públicos. Na operação policial, cerca de 60 policiais federais deram cumprimento em 16 (dezesseis) mandados de busca e apreensão nas cidades de Cruzeiro do Sul/AC, Rio Branco/AC e João Pessoa/PB. A investigação teve início em meados de 2018, para apurar uma suposta associação de construtoras com o objetivo de frustrar, mediante ajuste e combinação de propostas, o caráter competitivo de licitações, no âmbito da Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul/AC. A ação criminosa teria a participação de agentes públicos e empresários, …

Veja a Notícia Completa

Funcionários da Selic elaboram relatório que mostra fortes indícios de favorecimento de empresas na Secretaria de Licitações do governo Gladson

Funcionários da Selic elaboram relatório que mostra  fortes indícios de favorecimento de empresas na Secretaria de Licitações do governo Gladson

No relatório de 26 páginas,  intitulado “O que vem acontecendo na Secretaria de Licitações do Estado do Acre”, funcionários que não se identificam, apresentam informações com cópias de documentos e conversas privadas de Whatsapp, que mostram fortes indícios de irregularidades. Entre eles destaca-se  a licitação para a contratação de empresa para a prestação de serviços de transporte escolar fluvial. De acordo com o relatório, os pregões foram enviados para homologação da Secretaria de Educação, em setembro de 2020. Tal medida significa que não havia nenhum vício de ilegalidade no certame. A vencedora foi a empresa Roto M. Comércio Indústria e Transportes com sede em Cruzeiro do Sul. Empresa ativa desde …

Veja a Notícia Completa

Secretário Estadual de Fazenda do Acre é um dos investigados pela PF, garante jornalista

Secretário Estadual de Fazenda do Acre é um dos investigados pela PF, garante jornalista

De acordo com a apuração do jornalista Léo Rosas, o  secretário de Estado de Fazenda, Rômulo Grandidier,é um dos investigados na Operação Rounds Mundi desencadeada pela Polícia Federal nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (12). Na matéria intitulada “Secretário de Fazenda de Gladson acorda com a PF batendo à sua porta”, o jornalista conta que por volta das 5:40 desta quinta-feira, a Polícia Federal bateu à porta da casa do Secretário. Ele seria um dos alvos da operação que investiga fraudes na contratação de empresas para fornecimento de combustível para a atender a frota de veículos da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Rômulo Grandidier seria sócio de um posto …

Veja a Notícia Completa

Rocha denuncia ao MPF indícios de irregularidades na gestão da Covid

Rocha denuncia ao MPF indícios de irregularidades na gestão da Covid

O vice-governador Major Rocha (PSL) protocolou no Ministério Público Federal um pedido de investigação sobre a aplicação dos recursos da Covid-19 no Acre. Em vários estados foi registrada a má aplicação dos recursos federais destinados ao combate a pandemia. Rocha entregou indícios de irregularidades e informou em um vídeo postado em sua página no Facebook que a pedido das autoridades federais não disponibilizará o conteúdo para não atrapalhar as investigações, mas citou a obra de reforma e ampliação da antiga sede do Bope para abrigar leitos para tratamento da Covid-19. A obra iniciada em 27 de fevereiro não foi entregue até esta sexta-feira (21/05): “Quando for entregue a pandemia terá …

Veja a Notícia Completa

Neném Almeida pergunta se o governador quer acabar com o Acre

Neném Almeida pergunta se o governador quer acabar com o Acre

O deputado Neném Almeida cobrou uma atitude de valorização às empresas acreanas em substituição a prática de dispensar licitações e pegar carona em contratos de cidades de outros estados. O deputado Neném Almeida (Sem Partido), disse na sessão desta quarta-feira (19), que fez parte do movimento que elegeu Gladson Cameli para o governo do estado, acreditando numa mudança que não se concretizou: “Já se passaram mais de três anos e até agora nada foi feito”. O deputado cobrou uma atitude de valorização às empresas acreanas em substituição a prática de dispensar licitações e pegar carona em contratos de cidades de outros estados, como o recente aluguel de caminhões e máquinas …

Veja a Notícia Completa

PF deve investigar denúncias de superfaturamento na merenda escolar

PF deve investigar denúncias de superfaturamento na merenda escolar

O STJ decidiu retirar a competência da Justiça Estadual para atuar no caso de supostos desvios de recursos públicos e fraudes em licitações para a aquisição de merenda escolar no Acre. Com a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de remeter o caso para a Justiça Federal, a investigação ficará a cargo da Polícia Federal. A decisão já era esperada, tendo em vista que foram utilizados recursos federais. Desde abril de 2020, a Operação Mitocôndrias investigava os indícios de irregularidades e fraudes relacionadas a aquisição de merenda escolar no Acre. Os resultados obtidos pela Polícia Civil deverão ser repassados para a Polícia Federal apesar das investigações não terem conseguido comprovar …

Veja a Notícia Completa