Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Funcionários da Selic elaboram relatório que mostra  fortes indícios de favorecimento de empresas na Secretaria de Licitações do governo Gladson

Funcionários da Selic elaboram relatório que mostra fortes indícios de favorecimento de empresas na Secretaria de Licitações do governo Gladson

No relatório de 26 páginas,  intitulado “O que vem acontecendo na Secretaria de Licitações do Estado do Acre”, funcionários que não se identificam, apresentam informações com cópias de documentos e conversas privadas de Whatsapp, que mostram fortes indícios de irregularidades.

Entre eles destaca-se  a licitação para a contratação de empresa para a prestação de serviços de transporte escolar fluvial. De acordo com o relatório, os pregões foram enviados para homologação da Secretaria de Educação, em setembro de 2020. Tal medida significa que não havia nenhum vício de ilegalidade no certame.

A vencedora foi a empresa Roto M. Comércio Indústria e Transportes com sede em Cruzeiro do Sul. Empresa ativa desde 20/01/2009. Entretanto, 9 dias após ser empossado no cargo (quando o processo já havia ido para homologação), o novo  Secretário de Licitações, nomeado em 10 de novembro de 2020, solicitou em 19 de novembro , a restituição dos processos para reanálise, 9 dias depois de empossado.

De acordo com os funcionários, não é competência da Selic rever a legalidade dos atos praticados no certame antes do órgão promover a licitação.

Em julho de 2021 o secretário enviou um ofício à Secretária Socorro Néri recomendando  que ela declarasse nulos os pregões  por registro de preços referentes a contratação de empresa para o transporte escolar fluvial.

recomendaçao

O processo foi anulado e a Tupã Importações LTDA, derrotada no processo anterior, foi contratada com dispensa de licitação. O contrato é de mais de R$ 2 milhões.

A Tupã é uma empresa de Manaus (cidade de origem do secretário de Licitações) que tem como atividade primária o fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas. É representada nas impugnações e recursos pela advogada Ana Cecilia Ortiz e Silva, esposa do Secretário de Licitações.

advogada

O Secretario de Licitaçoes goza do prestígio e da credibilidade do Palácio e e elogiado com frequencia pelo governador Gladson Cameli.

O relatório dos funcionários da Selic foi tornado público pelo jornalista Léo Rosas.

O assunto foi repercutido pelo vice-governador Major Rocha (PSL), que em sua página no Facebook questiona: “Quem sabe o Ministério Público, o Tribunal de Contas dão uma olhadinha nisso. Ou será que teremos que esperar a Justiça Divina?”

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Obra de construção do Batalhão da Polícia Militar na Cidade do Povo, avança

Com investimento de R$ 1,2 milhão, a área de aproximadamente 16 mil m² recebeu os …