Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas em cinco estados

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (10) uma operação contra o tráfico internacional de drogas em cinco estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro. Cerca de 250 policiais cumprem 34 mandados de prisão e 50 mandados de busca e apreensão em 15 cidades.

De acordo com as investigações, grandes remessas de cocaína eram traficadas a partir de portos do Brasil. Durante o cumprimento dos mandados, a PF apreendeu aproximadamente seis toneladas de cocaína – oito pessoas foram presas em flagrante.

A PF diz que para embarcar as drogas a organização criminosa cooptava funcionários dos portos para facilitar a entrada do entorpecente e criava de compartimentos falsos em caminhões para transporte de traficantes e cargas de drogas para dentro do ambiente portuário.

Além disso, os alvos da operação criaram empresas de logística de carregamento e transporte de contêineres para atrair a exportação de cargas lícitas que colaborassem com o embarque de cocaína escondida entre as cargas a serem despachadas.

A operação, batizada de “Shipping Box”, identificou que parte das cargas de cocaína que vinham da Bolívia e eram inseridas em contêineres a bordo de navios para a Europa, enquanto outra parte era pulverizada para abastecer organizações criminosas dedicadas ao tráfico para consumo interno.

A PF já detectou, em meio ao tráfico, indicativos de um esquema de lavagem de dinheiro por alguns dos investigados através da constituição de empresas fictícias e aquisição de ativos como ouro e até mesmo de criptomoedas.

Os agentes cumpriram os mandatos nos estados de Santa Catarina (nas cidades de Joinville, Itapoá, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Itajaí, Navegantes, Balneário Piçarras, Barra Velha, Itapema, Canelinhas e Criciúma), Paraná (Paranaguá), Rio Grande do Sul (Rio Grande), São Paulo (Mogi Mirim) e Rio de Janeiro (Cabo Frio).

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas ultrapassam 30 anos de prisão.

Os presos serão conduzidos às sedes da PF em Joinville e Itajaí, onde serão interrogados para, posteriormente, serem levados ao presídio regional de Joinville, onde ficarão recolhidos à disposição da Justiça Federal.

A operação recebeu o nome “Shipping Box” em uma alusão, em inglês, ao método de atuação da organização criminosa, que usava o sistema de despacho marítimo de drogas escondidas em contêineres.

Via: ContilNet

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Em audiência pública da ALEAC no Juruá, população cobra investimentos na segurança

  A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa do Acre, nesta sexta feira,19, em Cruzeiro …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *