Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Secretário de Segurança nega que exista cobrança de taxa de proteção por parte de facções criminosas

Secretário de Segurança nega que exista cobrança de taxa de proteção por parte de facções criminosas

O Secretário de Segurança, coronel Paulo Cezar, enviou um ofício ao presidente do Legislativo, Nicolau Junior (PP), contestando o pronunciamento do deputado Neném Almeida na sessão de terça-feira. Neném afirmou que em reunião com comerciantes de Cruzeiro do Sul, foi informado que os comerciantes precisam pagar taxas as facções criminosas para não serem assaltados. O parlamentar cobrou ainda a instalação de um 190 em Cruzeiro do Sul e relatou o caso de um funcionário que ligou para o 190 pedindo socorro durante um assalto e mandaram uma viatura para um bairro homônimo localizado na capital.

No documento enviado oficialmente ao presidente da Assembleia Legislativa, o Secretário de Segurança fala das “cifras inéditas” à disposição da pasta desde 2019; do aumento da frota de veículos para as forças de segurança; da reforma das delegacias e do aparelhamento da comunicação com “tecnologia de ponta”.

doc

Sobre o problema exposto pelo deputado Neném Almeida, disse que a centralização das chamadas telefônicas do 190, e o que existe de mais eficaz nas cidades dos países mais desenvolvidos e que permite  ao agente que recebe a chamada saber, “exatamente, de onde partiu a solicitação, o que garante a impossibilidade de erros quanto à localização, até mesmo de bairros homônimos, de cidades diferentes”. 

Segundo o documento assinado pelo Secretário de Segurança,  o fato de estar centralizado na capital não provoca atraso no atendimento, pois as redes de telefonia operam a partir da internet, o que determina que o tempo de atendimento e a resposta independa da distância.

Sobre a cobrança de taxa de proteção pelas facções criminosas, o Secretário afirma que :” após consulta nos mais diversos sistemas de controle das denúncias recebidas pelas Forças de Segurança, no âmbito do Estado do Acre, não se verificou qualquer fato dessa natureza, o que impõe a formalização, por parte do Deputado Neném Almeida, da referida denúncia”.

Foto G1

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Segurança realiza capacitação profissional para seus servidores

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) deu início nesta terça-feira, 23, …