Sindmed-AC entrará com ação contra o processo seletivo da Semsa

Sindmed-AC entrará com ação contra o processo seletivo da Semsa

Sindmed-AC entrará com ação contra o processo seletivo da Semsa
Sindmed-AC entrará com ação contra o processo seletivo da Semsa
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) entrará com uma ação civil pública contra a prefeitura de Rio Branco por realizar de forma repetida processo seletivo para a contratação de médicos. A Constituição Federal obriga o gestor a realizar concurso público efetivo, combatendo o trabalho precário.
A decisão de abrir um processo é pautado na proposta já apresentada à gestão municipal de valorização da classe, melhorando o atendimento para o rio-branquense por meio de profissionais que possam se fixar na localidade, eliminando o trabalho provisório.
“Temos duas faculdades em Rio Branco, mas o Acre é o estado que proporcionalmente mais exporta profissionais por falta de oportunidade de concurso efetivo e de salário digno. Seleção provisória desestimula  e precariza a o serviço de saúde”, alertou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
O último certame para contratação efetiva de médico foi em 2015, existindo defasagem de profissionais há seis anos, situação que apenas se agrava sem a atualização do Plano de Cargo Carreira e Remuneração (PCCR).
O sindicalista ainda alertou que  o salário divulgado em notícia da prefeitura também não condiz com a realidade, pois o valor é de R$ 1,8 mil, existindo gratificações que acabam complementando a remuneração, o que pode variar.
“Divulgar esse valor ilude o profissional que, após receber o primeiro mês, acaba desestimulado e pede demissão. O salário que irá para a aposentadoria e para efeito de licença é o valor de R$ 1,8 mil, deixando Rio Branco com um rodízio de servidores que acabam trocando a capital acreana por outras cidades”, argumentou Guilherme Pulici.
Vexame da prefeitura
Guilherme Pulici ainda criticou na tarde desta segunda-feira, 11, a decisão da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) em suspender a vacinação contra o coronavírus (Covid-19) durante o feriado do dia 12. Para o sindicalista, existe falta de planejamento na gestão, prejudicando as pessoas que possuem uma jornada de trabalho que dificulta o acesso a unidade de saúde.
“Existem pessoas que só conseguem ser vacinados em feriados por trabalharem em jornadas que encerram após às 19h. Essa pessoa está sendo prejudicada e o reflexo é a demora em atingir toda a população, ampliando o risco de circulação de novas variantes”, finalizou.

Veja também

Estado prorroga por mais dois anos validade de processo seletivo da Saúde

Estado prorroga por mais dois anos validade de processo seletivo da Saúde

O governo do Acre, por meio das secretarias de Estado de Administração (Sead) e de …