Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
"Não coloquem vidas em risco" dizem policiais penais que reponsabilizam o governo  pelos riscos de rebelião nos presídios

“Não coloquem vidas em risco” dizem policiais penais que reponsabilizam o governo pelo risco de rebelião nos presídios

Os policiais penais emitiram uma nota explicativa sobre os problemas vividos pela categoria e o cabo de guerra em que se transformou a questão, com familiares de presos interditando ruas e pontes exigindo o direito de visitar os parentes presos. As visitas foram suspensas porque parte dos policiais penais estão recusando tirar o Banco de Horas, que é uma decisão voluntária. O governo do estado reagiu com a convocação de PMs para a função de policiais penais e o governador Gladson Cameli (PP), retirou o projeto de Lei Orgânica da Polícia Penal que estava na Assembleia Legislativa para apreciação.
Neste sábado (04) houve um princípio de rebelião no presídio de Cruzeiro do Sul, que acabou com 6 celas danificadas e presos contidos com balas de borracha, segundo a polícia local.  Veja Aqui
 Os policiais penais montaram um acampamento na frente da Assembleia Legislativa do Estado no dia 30 de novembro. A situação é tensa em todo o Acre.

Leia a nota intitulada Colapso do Sistema Penitenciário Acreano:

“Não basta o impasse entre policiais penais,  servidores Técnicos Administrativos do IAPEN AC,  além das já inúmeras mazelas do sistema prisional acreano e brasileiro, super lotação,  morosidade do sistema penal etc…
Após mais de 14 (catorze) anos do último concurso público realizado em 2007, para minimizar os impactos desses longos anos de vacância,  fora realizado um Processo Seletivo Simplificado,  onde foram contratados 130 Agentes Penitenciários Temporários, agora Policiais Penais Temporários.  Porém um grande problema bate as portas, pois no dia *22/12/2021* o contrato deles se encerra, até o presente momento nem o governo e nem.a gestão se manifestou sobre o assunto.  O mais próximo foi o MP (Ministério Público) solicitando um concurso público em caráter de urgência.
Raciocínio Lógico Matemático Analítico (RLMA), se com a simples paralisação de parte dos Policiais Penais, de realizar o BH (Banco de Horas), já deu esses grandes problemas: Visitantes fechando estradas, ruas, avenidas em várias cidades e inclusive rebelião em Cruzeiro do Sul, imagina como será após o fim do contrato dos 130 Policiais Penais Temporários?”.

Em entrevista ao vídeocast Cartas na Mesa, o presidente da Associação dos Policiais Penais, Éden Azevedo explica a situação.

Veja a entrevista:

A Associação convocou uma assembleia geral para esta segunda-feira (06/12).

“A Associação dos Servidores do Sistema Penitenciário do Acre (Asspen) convoca a *todos* os Policiais Penais do estado, filiados ou não, para uma Assembleia Geral Extraordinária nesta segunda-feira (6) às 8h30min, no rol de entrada da ALEAC, onde está montado o nosso acampamento.
Na ocasião, a categoria vai deliberar sobre os próximos atos em prol do movimento de valorização da Polícia Penal.
A Associação reitera a importância da participação de todos e reafirma que os pleitos exigidos só serão possíveis com uma categoria unida e organizada.
”Não basta querer, você também tem que lutar”.
Eden Alves Azevedo
Presidente da Asspen”
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo promove obras de manutenção para readequação da ala de UTI na Fundhacre

O governo do Estado dará início nos próximos dias, na Fundação Hospital Estadual do Acre …