Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
francisco
Francisco

População de Tarauacá se mobiliza para conseguir advogado para agricultor analfabeto citado como pivô em escândalo de corrupção

O drama é extenso e complicado. Do tipo: “senta que lá vai a história”

Francisco da Silva Gomes é um analfabeto que trabalhou durante 17 anos na serraria do atual presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá, Chico Batista (PDT). Sem carteira assinada e de acordo ele mesmo e recebendo o salário picado.

Chico Batista é tio do deputado Jesus Sérgio (PDT)  e tem 25 anos de vida política. Foi o vice de Marilete Vitorino.

chico
Vereador Chico Batista
Anos atrás, Chico Batista teria comprado uma  terra no Projeto de Assentamento Novo Destino (área do Incra), em nome de Francisco Gomes. Com a negociação concluída, Chico Batista teria conseguido um financiamento junto ao Basa para comprar gado em nome de Francisco. Como de praxe, o banco pagou diretamente ao vendedor, que seria nada menos que Chico Batista que no caso teria vendido para ele mesmo e recebido o pagamento pelo gado que foi colocado na terra de Francisco.
Como Chico Batista estaria atrasando pagamento das parcelas da terra, o banco teria começado a cobrar. Sob a ameaça de perder a terra e orientado por amigos, Francisco procurou Chico Batista e disse que ou ele pagava ou não entregaria o gado.
francisco
Francisco
Neste período, o prefeito de Tarauacá era Vando Torquato e o Secretário de Educação, Cabo Orlando era do mesmo partido de Chico Batista, que então teria levado Francisco para receber um dinheiro na Educação destinado à construção de 4 escolas que nunca foram construídas. Francisco assinou com a impressão digital e garante que nunca  chegou nem perto do dinheiro.  Após uma investigação sobre uso indevido da verba da Educação, Francisco foi acusado pelo Ministério Público Federal de ter se apropriado do dinheiro. Segundo ele, Chico Batista teria levado um outro laranja numa audiência para afirmar que Francisco era carpinteiro. Francisco é agricultor e jura que não entende nada de carpintaria.
Na sequência, além de ter retirado da terra que estava em nome de Francisco, o gado pelo qual ele teria recebido o pagamento do banco por supostamente ter vendido a Francisco, Chico Batista ainda teria entrado com um processo para retirar Francisco da área mas para não perder a terra teria acabao  quitando a dívida.
O inquérito que refere-se aos anos de 2004, 2005 e 2006, tramita na Justiça Federal de Cruzeiro do Sul e que segundo estimativa do MPF superou os R$ 74 mil, tem audiência marcada para o dia 24/01.

intimação

Francisco não tem condições de pagar um advogado para defendê-lo ou orientá-lo, mas sua história comoveu os moradores de Tarauacá que estão tentando fazer uma cota para pagar um advogado para ele e buscando auxílio dos sindicatos.
Durante a campanha municipal de 2016, os adversários de Marilete Vitorino gravaram um vídeo com Francisco falando sobre o vice dela, Chico Batista. Assista ao vídeo onde Francisco conta a história clicando Aqui
Por conta desse vídeo, Francisco foi processado por difamação e condenado a pagar R$ 4 mil de indenização ao ex-patrão.

sentença

O acreinfoco não conseguiu contatar o presidente da Câmara de Vereadores de Tarauacá, Chico Batista, mas o espaço está aberto para as explicações dele ou de seu advogado.
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …