Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19

Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19

Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19
Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19

Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19

As novas sub-variantes da covid-19 BQ 1.1 e BE.9, originalmente descobertas no Brasil em outubro deste ano, estão circulando no Acre É o que mostra o relatório do Central de Saúde Pública do Acre (Lacen) sobre a disseminação da cepa SARS-CoV-2 publicado nesta quarta-feira, 30

Acre já registra casos das novas variantes da Covid-19

Entre as 6 amostras coletadas no dia 17 de novembro de pacientes com sintomas de covid-19 residentes nos municípios de Rio Blanco (AC), Sena Madureira (AC) e Boca Do acre (AM), duas amostras foram encontradas com a cepa BQ 1.1 e a primeira geração SER. 9, todos derivados da variante Omicron, que atualmente prevalece na Europa e levou ao aumento de infecções em países como Alemanha e França.

Os sintomas não mudaram e ainda estão presentes na maioria dos pacientes: dor de cabeça, tosse, febre, dor de garganta, cansaço, perda do olfato e do paladar — Disse Débora dos Santos, chefe do Centro Estratégico de Informações em Vigilância em Saúde (Cievs).

As queixas são de sintomas leves, principalmente para quem foi vacinado, pacientes não vacinados e comorbidades apresentaram gravidade. A portabilidade também é enfatizada e a portabilidade é maior. Uma série de ações pode reduzir o risco de propagação da covid-19 e de outras doenças, como gripe e resfriado. Além do uso de máscaras, medidas de higiene como lavar as mãos, usar álcool em gel e afastar pessoas com sintomas também podem ajudar a diminuir o risco de contágio”, destacou Débora A principal recomendação é ter um esquema vacinal completo e atualizado, incluindo duas doses de reforço Precauções extras devem ser tomadas em mulheres grávidas, idosos, crianças com baixo peso, pacientes imunocomprometidos e pacientes com comorbidades crônicas não controladas. Caso apresente sintomas, procure atendimento e faça o teste do vírus em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).


“Atualmente, nenhuma delas parece causar aumento relevante de internações e mortes, mas a melhor forma de prevenir os sintomas graves da doença continua sendo a vacinação, incluindo doses de reforço para aumentar a imunidade A Anvisa aprovou recentemente uma vacina bivalente contra a Covid. Esperamos que chegue ao Brasil no início de dezembro e acionaremos o ministério assim que for liberado em Akko”, conclui Daila Timbó, chefe do Centro de Referência Especial em Imunobiologia (Cree).

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artista acreano participa da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro no Sesc RJ

Mostra chega em maio ao Rio de Janeiro e ficará instalada em um dos principais …