Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Coluna da Angelica- Pré-campanha vira uma fogueira de vaidades

1-Para onde

O resultado da pesquisa Data Control mostra que se a eleição fosse hoje Marcus Alexandre (MDB) venceria. O cenário que começou a ser desenhado desde que o candidato do MDB lançou a candidatura vai se concretizando com o passar dos dias. Na pesquisa Data Control, ele colocou 8,9% a mais que o prefeito Tião Bocalom (PL). Um resultado preocupante para quem disputa no cargo e tem o mais alto índice de rejeição. De acordo com as pesquisas Bocalom boca tem 42% de rejeição e é reprovado por 49% da população de Rio Branco. O PP atolado em concorrências internas está à beira do abismo. Fora da disputa na capital com a insistência em candidatura própria suicida, precisa investir todo o seu potencial em Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral do estado, e em Sena Madureira. O PP construiu em Rio Branco um castelo de cartas que começa a desmoronar. Está à beira do abismo…de fogo: ou dá murro em ponta de faca ou pula sem um gemido. É a velha história, caminhe para onde quiser, na hora em que quiser, do jeito que quiser, mas não reclame das consequências.

2-Cruzeiro do Sul

Em Cruzeiro do Sul, o PP aposta todas as fichas no prefeito Zequinha Lima (PP), que conta com o apoio pesado do presidente da Assembleia Legislativa, Luiz Gonzaga (PSDB) e do primeiro secretário da Aleac, Nicolau Júnior (PP). A decisão tardia de Jéssica Sales (MDB), não assusta o Progressistas e aliados da segunda maior cidade do Acre. Durante o tempo de indefinição de Jéssica, Zequinha cresceu. Vagner Sales faz um jogo arriscado. Na briga pelo controle da política regional queima a filha que tem grande potencial político, interfere na vida profissional da moça e dificulta o sucesso do partido na capital. Uma aposta que pode resultar em diminuição do seu poder. Oxalá este jogo não afete as duas principais peças. A matriarca Antônia Sales e a filha Jéssica Sales. Ambas de excelente qualidade. O tudo ou nada pode resultar em nada.

3- Sena Madureira

Em Sena Madureira, o PP parece estar fazendo jogo duplo de olhos na política da capital. O partido tem candidato próprio no município, Gérlen Diniz (PP). Mas parece se aproximar do arqui-inimigo dele, Mazinho Serafim (Podemos), atual prefeito de Sena Madureira. O setor informal de notícias alerta sobre a possibilidade da esposa de Mazinho, a deputada federal Meire Serafim (União), vir a ocupar uma Secretaria de Estado nos próximos dias. O que fortaleceria a campanha de Alípio Gomes, candidato do casal e abriria espaço para Fábio Rueda permanecer no mandato de deputado federal. O que por sua vez facilitaria uma composição União Brasil/PP em Rio Branco. Na semana passada Eduardo Veloso (União), reassumiu o mandato.  Seja como for, Gérlen poderia estar sendo fritado a exemplo do que ocorreu com Alysson Bestene (PP) na capital e Tião Bocalom na eleição de 2020.

4-Fritura

Apoiadores do vereador João Marcos Luz (PL), reclamam que o líder do prefeito na Câmara de Vereadores está sendo traído por Tião Bocalom. Eles desaprovam a chapa de vereadores formada por ex-secretários municipais, como Major Falcão, Joabe Lira e Sheyla Andrade, além de Lene Petecão, Antônio Morais, James do Lacen e Raimundo Neném. Nomes que junto com Rutênio Sá, Joaquim Florêncio e Raimundo Castro, diminuem muito as chances de João Marcos. O líder do prefeito não é um exemplo de grandes votações. Seus resultados ficam em torno de 1.500 votos. “O prefeito tinha a obrigação de eleger o João Marcos Luz porque foi o cara que o defendeu o indefensável com unhas e dentes e Bocalom sacaneou ele (Sic)”. Feito registro. Mas com adendos. João Marcos Luz foi contra o aporte financeiro para as empresa de ônibus na gestão Socorro Néri, mas defendeu o mesmo socorro às mesmas empresas na gestão Tião Bocalom. E ninguém esquece disso. Brigou com o MDB e saiu do partido para defender o prefeito na Câmara de Vereadores. Agora vê o MDB com amplas chances de derrotar Bocalom. E no primeiro turno. E ainda ficar sem mandato. Sugiram ao vereador um sinônimo de “se lascar”. Só para não ficar no vácuo.

5- Traição

Eduardo Bolsonaro e sua trupe, também conhecida por “Bonde do Fascismo”, foi aos Estados Unidos pedir sanções econômicas contra o Brasil. Fato que pode ser considerado traição à pátria. Sanções econômicas são a proibição de relações comerciais com o país sancionado ou  altas taxações de produtos do país sancionado em outros países. As sanções à exportação bloqueiam mercadorias que saem do país. O que afetaria diretamente o agronegócio que esta turma diz defender. Mas as sanções econômicas incluem ainda o congelamento de ativos como o que foi feito contra a Venezuela e que impediu a compra de medicamentos contra o câncer e até de vacinas contra a covid-19 durante a pandemia, naquele país. Além da redução de ajuda externa. O potencial de danos é amplo. As consequências para a população do país sancionado são várias, mas podemos destacar duas- o aumento de preços e o desemprego. Ou seja, caso consigam o intento vão transformar o Brasil numa Venezuela. Exatamente como acusaram Lula de fazer se fosse eleito. Olhos atentos observam que são pessoas que usam a ideologia como cortina de fumaça para seus interesses próprios. E o povo que se dane.

6- Consequências

Sanções econômicas podem causar instabilidade política e provocar a ascensão de regimes totalitários devido a falência do Estado. País sancionado é terreno fértil para o extremismo. Pausa sem espanto. Na verdade, sem espanto nenhum, vindo de quem  tentou dar um Golpe de Estado para implantar uma ditadura no Brasil. Insistir em golpe é a prática. Se olhar bem de pertinho a Lei de Segurança Nacional, podemos dizer que tem elementos para enquadrá-los.  Afinal a LSN  lista como crimes contra a segurança nacional os atos contra a  ordem política e social.  E estabelece que crimes que causem danos à soberania nacional, ao regime adotado no país e aos chefes dos poderes da União podem ser punidos com penas de prisão que variam de três a 30 anos de detenção. Pois.

7-Ditadura

Eduardo Bolsonaro & seus Extremistas Amestrados denunciaram na Europa que o Brasil vive uma ditadura. Olhos atentos observam que se o Brasil estivesse sob uma ditadura a Cia de Teatro Canastrões do Sul Global estaria presa e não utilizando dinheiro público para viajar para o exterior e fazer campanha contra o Brasil. Quiçá mortos ou desaparecidos como acontecia durante a ditadura militar. Afinal, ditadura resolve tudo no atacado.  Esta é a turma que defende o sociopata Elon Musk alegando liberdade de expressão mas permanece calada quanto a prisão de Julian Assange. O fundador do WikiLeaks está preso na Inglaterra a mando dos EUA há 5 anos depois de ter vivido por 7 anos abrigado na embaixada do Equador. Preso por ter divulgado material que contraria os interesses dos EUA, graças aos quais o mundo teve provas da corrupção e dos abusos praticados pelos militares estadunidenses. A prova mais conhecida graças ao WikiLeaks,  é o vídeo de militares dos EUA matando civis em Bagdá. Em tempo, os Estados Unidos nunca defenderam liberdade de expressão. Proibiram a RT a Press TV e o Tik Tok de operarem em seu território. O que mostra que tanto a denúncia de ditadura no Brasil de Lula quanto a defesa da liberdade de expressão não passam de falácias com as quais alimentam seus hipnotizados pelas distorções divulgadas nas redes sociais e pelo Brasil Paralesos.

8-Na berlinda

A situação do ex-presidente Donald Trump (Republicanos), ídolo da Extrema Direita tupiniquim não está muito boa não. O atual vendedor de Bíblias será julgado criminalmente por ter subornado a atriz pornô Stormy Daniels durante a campanha 2018 e falsificado documentos oficiais para esconder o pagamento do suborno. Nesta segunda-feira os jurados que decidirão se ele é mesmo culpado começarão a ser escolhidos. O julgamento acontecerá em Nova York e por ser um caso estadual, se for condenado, Trump não poderá obter nem perdão presidencial e poderá pegar até 20 anos de prisão. Em tempo, este é considerado o caso mais fraco dos 4 processos criminais que Donald enfrenta pelo país. Ele é o primeiro ex-presidente dos EUA julgado em caso criminal. Vale ressaltar que Donald Trump é acusado de 34 crimes diferentes. Lá como cá, más fadas há.

Bom dia, ex-deputado Chicão Brígido. É verdade que Vossa Excelência virou palestrante? E está em busca de investimentos para suas  palestras? Será que Vossa Excelência aproveitou os anos sem mandato para buscar qualificação intelectual? Interessante! As palestras sobre Política e Cidadania serão pagas né? Pelo menos é o que dizem… 

Coluna de opinião e reflexão

Contato- [email protected]

Imagem-  O Islam

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Gladson recebe presidentes dos conselhos regionais de Engenharia NO/NE para debater infraestrutura

O governador Gladson Cameli se reuniu, nesta quinta-feira, 25, com os presidentes dos conselhos regionais …