Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Educação do Estado forma 697 alunos do Centro de Línguas

Educação do Estado forma 697 alunos do Centro de Línguas

Educação do Estado forma 697 alunos do Centro de Línguas
Educação do Estado forma 697 alunos do Centro de Línguas

O governo do Estado, via Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Ensino de Línguas (Diel) do Departamento de Programas e Ações Especiais, realizou a formatura de 697 alunos do Centro de Estudo de Línguas (CEL) em inglês, italiano, francês, espanhol e libras.

A formatura foi realizada no auditório da SEE, na noite desta segunda-feira, 12, e contou com a presença do secretário Aberson Carvalho, da diretora de Ensino da SEE, professora Gleice Souza, da chefe do Departamento de Programas e Ações Especiais, Maria Clara Siqueira, da chefe da Divisão de Ensino de Línguas, Kelen Duarte, e do coordenador do CEL, Charle Sante.

O Centro de Línguas possui mais de 11 anos de existência e os alunos formados são das turmas do segundo semestre de 2021 e do primeiro semestre de 2022. Eles concluíram cursos dos módulos básico, intermediário e avançado.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, fez questão de dizer que o CEL é uma referência de ensino de línguas no país. O centro ficou em segundo lugar em um concurso realizado pela embaixada espanhola sobre as melhores escolas da língua no país.

“Estamos garantindo aos alunos da rede pública, e também da comunidade em geral, a possibilidade de avançar na área de linguística para muitos que não têm as condições de pagar um curso, dando preparo e uma melhor condição para que esse estudante possa entrar no mercado de trabalho”, afirmou.

Uma boa notícia dada pelo secretário diz respeito à possibilidade de interiorização do Centro de Línguas já a partir do ano que vem. “Dentro dos projetos do nosso governo para o ano de 2023 está a questão da interiorização. Estamos estudando um formato, uma metodologia para que o Centro de Línguas possa chegar em todo o interior”, disse.

Entre os formandos está Tiago da Silva. Ele está concluindo o inglês intermediário e está gostando muito do curso. “Agora vou fazer o avançado porque pretendo trabalhar e ter um outro idioma no currículo é muito importante. Os professores são excelentes”, fez questão de dizer.

Outra formanda do Centro de Línguas é Letícia Souza. Ela está concluindo o módulo intermediário de espanhol e seu interesse na língua nasceu a partir de músicas que ouvia, de novelas que assistia e até de poemas que lia. “Sou muito interessada na história da América Latina e quero trabalhar com espanhol ou algo relacionado”, disse.

Já Romilda Milhomins é concludente do curso avançado de libras. Ele é pedagoga e trabalha no Colégio Acreano com alunos especiais. “Não é bom a gente trabalhar com alunos especiais, principalmente surdos, e não saber se comunicar. Agora, com o curso que estou concluindo, já sei me comunicar com esses alunos”, afirmou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Diocese de Cruzeiro do Sul lança programação do Novenário de Nossa Senhora da Glória

Mais uma vez, o governo do Acre será parceiro da Igreja Católica na realização do …