Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Em Marechal Thaumaturgo, governo realiza encontro da Comissão Intergestora Regional

Às margens do Rio Juruá habitam acreanos que dia após dia enfrentam duras batalhas para contribuir com a construção de um estado que oferte melhor qualidade de vida à população. O governo do Acre e parceiros não medem esforços para transformar a realidade dessas milhares de pessoas. Apesar da dificuldade de acesso, políticas institucionais chegam ao Juruá e geram profundas transformações sociais.

A 3ª edição do encontro da Comissão Intergestora Regional (CIR) é exemplo disso. Em Marechal Thaumaturgo, o titular da Secretaria de Estado de Saúde ( ), Pedro Pascoal, membros da pasta na Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, secretários municipais de Saúde e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) discutiram e pactuaram medidas de Saúde. A sessão, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 12, na sede da prefeitura local, contou com a participação da governadora em exercício, Mailza, e do gestor do município, Valdélio Furtado.

“É muito importante essa troca de ideias e de experiências para que possamos ofertar serviços de Saúde com mais qualidade ao povo de Marechal Thaumaturgo. A CIR soma, pois dela sairão informações importantes para o governo criar políticas que se adequam às necessidades locais”, destacou a chefe de Estado.

A CIR tem como propósito gerar impactos positivos à saúde. A comissão conta com representações na regional do Alto Acre, Baixo Acre e na regional do Juruá, Tarauacá e Envira. Cada uma é liderada por secretários municipais, que realizam suas funções em parceria com o governo, com o objetivo de transformar em realidade as demandas de Saúde da população.

“O governo está à disposição para fortalecer a regional. Nossa vinda aqui é de extrema relevância, pois conhecemos a realidade local e, a partir disso, definiremos ações de encaminhamento que vão atender os anseios do povo”, ratificou o secretário Pedro Pascoal.

Na pauta, o fluxograma de Saúde da Regional do Juruá, Tarauacá e Envira, o Sistema de Regulação Hospitalar, itinerante indígena, cronograma de capacitações, além da distribuição de insumos ao laboratório de Marechal Thaumaturgo e os indicadores de Saúde da região.

Avanços na Saúde pactuados pela CIR

A política coesa entre Estado e municípios amplia e garante o acesso aos serviços de Saúde para os habitantes das zonas rural e urbana da região.

Criada em 2012, a CIR possibilitou ao Juruá a padronização de fluxo assistencial, a implantação do Sistema de Regulação (Sisreg) nos municípios, o fluxo de dispensação de insulina, cessão de cadeiras de rodas, entre outros. Os avanços beneficiam o povo com mais cidadania e dignidade.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

MPF quer apuração e providências para denúncia de maus tratos em curso de formação da PMAC

O Ministério Público Federal (MPF) enviou representação ao Ministério Público Militar solicitando providências para apuração …