Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Ações preventivas para jovens em vulnerabilidade social serão intensificadas pela Sejusp 

Levar cidadania por meio da educação e do esporte para jovens e crianças em locais de vulnerabilidade social são os princípios que regem o programa da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), Acre pela Vida, que atendeu, no ano de 2023, aproximadamente sete mil crianças e adolescentes com políticas preventivas. Este ano, a pasta promete intensificar suas ações, para alcançar ainda mais jovens do estado.

O programa tem como finalidade integrar as políticas públicas de segurança e de defesa social, com o objetivo de reduzir a violência e a criminalidade em locais de vulnerabilidade social, por meio da educação, do esporte e do lazer.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Américo Gaia, destaca que o programa busca desenvolver cidadania nos jovens e crianças do estado por meio de uma cultura de paz: “O intuito do programa é melhorar a vida das crianças alcançadas pelas políticas públicas de segurança, com o futebol de campo, futebol de salão, capoeira, funcional, vôlei, taekwondo, handebol e jiu-jitsu”.

O coordenador do Acre pela Vida, coronel Atahualpa Ribera, explica que o programa pretende alcançar, este ano, aproximadamente oito mil crianças e adolescentes, especificamente adolescentes em conflito com a lei que estão cumprindo medidas socioeducativas, além de mais de três mil adultos, todos em situação de vulnerabilidade social.

“O programa tem como objetivo a prevenção primária, atuando antes que a criança e o adolescente tenham qualquer tipo de envolvimento com o crime. Buscamos colaborar com a sociedade com iniciativas sociais já organizadas e criando oportunidades para que os jovens tenham experiências positivas em várias áreas da vida”, destaca o coronel.

Esse programa tem como objetivo a prevenção primária, atuando antes que a criança e o adolescente tenham qualquer tipo de envolvimento com o crime. Foto: Dhárcules Pinheiro/Ascom Sejusp

O Acre pela Vida, orientado por análise criminal, atua em escolas situadas em comunidades carentes, buscando instalar-se onde os índices de mortes violentas intencionais são elevados. As ações realizadas pelo programa contam com serviços públicos oferecidos pelas forças de segurança, como palestras, exposição de equipamentos utilizados pelos profissionais, apresentações de caráter preventivo e emissão de documentos de identidade.

Em 2023, o programa realizou várias ações em datas comemorativas, como um arraial comunitário na Cidade do Povo, a Caminhada pela Paz, Dia das Crianças e Natal, além da entrega de sacolões nos bairros afetados pela enchente ocorrida em março.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …