Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Governo apresenta planejamento da Segurança para o Carnaval

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realizou nesta quarta-feira, 7, uma coletiva de imprensa para detalhar as ações de segurança que serão executadas durante o Carnaval em todo o estado.

Durante a coletiva, os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública apresentaram seus respectivos planejamentos para a atuação nas cinco noites da folia, que inicia na sexta-feira, 9, e segue até a terça-feira, 13.

Todas as forças de segurança participaram da coletiva. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Para o Carnaval da Família,  que será promovido pelo governo do Acre, na Gameleira, em Rio Branco, o evento contará com segurança pública e privada, além do vídeo de monitoramento de todos os acessos, ruas e praças dos locais do evento, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle da Sejusp.

Serão empregados 100 agentes de segurança privada no circuito do Carnaval, por dia, além de 150 policiais do efetivo da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

Segundo o secretário adjunto da Sejusp, coronel PM Evandro Bezerra, todas as forças de segurança irão se unir para assegurar um Carnaval tranquilo. “Iremos nos empenhar para garantir uma segurança efetiva ao cidadão que vai brincar o Carnaval”, destacou.

Segundo o coronel Evandro, o Corpo de Bombeiros já vem atuando de forma preventiva, com a realização das vistorias e licenças nos locais onde serão realizadas as festas, tanto na capital, quanto no interior; a Polícia Militar vai realizar o policiamento ostensivo nos locais das festas, como também nos entornos; a Polícia Civil atuará com o reforço nas delegacias especializadas com atendimento 24 horas.

De acorno com a presidente do Detran, Taynara Martins, o órgão já vem atuando preventivamente, com ações educativas e de conscientização para um trânsito mais seguro. “Serão executadas blitz de fiscalização da Operação Álcool Zero, em Rio Branco e no interior, em parceria com o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da PMAC, como também um trabalho educativo já vem sendo realizado”, destacou.

Segundo o presidente do Iapen, Alexandre Nascimento, a Polícia Penal estará monitorando os presos em liberdade provisória, além do reforço do policiamento nos presídios. “Iremos iniciar, a partir de amanhã, a Operação Custódia que visa reforçar e intensificar a segurança nos presídios”, destacou.

A diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata, informou que, mesmo com todo o esquema de segurança garantido durante as noites de Carnaval, os serviços da Polícia Militar não serão comprometidos. “Vale ressaltar que nenhum serviço da Polícia Militar será prejudicado, nem o 190, e todos estarão atuando conforme o nosso planejamento operacional”, destacou.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comissão aprova parecer de Petecão que reduz Imposto de Renda de transportadores autônomos de passageiros

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (23), o relatório do senador Sérgio …