Governo inaugura no Via Verde Shopping espaço para atividades artísticas de pessoas com espectro autista

Governo inaugura no Via Verde Shopping espaço para atividades artísticas de pessoas com espectro autista

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), inaugura na próxima quinta-feira, 15, o Espaço Cultural da Calma, no Via Verde Shopping, às 10h. O ambiente é voltado para atividades artísticas a pessoas com espectro autista que necessitam de apoio em crises durante o momento de lazer no local.

O Espaço Cultural da Calma é fruto de uma iniciativa do presidente da FEM, Minoru Kinpara, que percebeu a necessidade de o governo oferecer esse atendimento em um local de grande fluxo de pessoas, auxiliando familiares e cuidadores em momentos de crise de pessoas com TEA.

Governo inaugura no Via Verde Shopping espaço para atividades artísticas de pessoas com espectro autista

“O Espaço Cultural da Calma foi pensado para reduzir crises sensoriais prolongadas e promover maior adesão nas atividades sociais e culturais de pessoas que estão dentro do espectro. Esclarecemos que é de uso coletivo e não funciona como ambulatório ou clínica terapêutica”, explica Kinpara.

O espaço possui melhor conforto visual e auditivo (com recursos de regulação do nível do som e da luz) e recursos como, fidget toys (brinquedos usados para regulação sensorial), puffs e almofadas. O Espaço Cultural da Calma tem o objetivo de proporcionar conforto para amenizar as crises sensoriais das pessoas que estejam no espectro. No local estarão disponíveis vários recursos de estímulos como painéis sensoriais e telas de desenho.

A direção do Via Verde Shopping, ciente da importância desse espaço, cedeu a sala para a concretização do projeto.

Na Quarta-feira de Cinzas, das 14h às 16h30, será realizada, no auditório da Faculdade Unama, dentro do Shopping, uma palestra informativa para lojistas sobre a abordagem a pessoas com autismo e como encaminhá-los para a sala específica.

Os lojistas serão orientados sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de como podem ajudar na integração social e no combate ao capacitismo. A palestrante Cristiane Santos de Sousa também fará uma Oficina de sensibilização sobre o autismo.

Veja também

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi vaiado ao entrar no gramado para a premiação …