Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Secretário de Saúde explica contrato da MedTrauma para os deputados

Atendendo ao pedido do deputado Afonso Fernandes (PL), o Secretário de Saúde Pedro Pascoal compareceu a Assembleia Legislativa do Estado (Aleac) para esclarecer acusações de irregularidade e superfaturamento no contrato com a MedTrauma.

Pedro Pascoal, atribuiu as acusações a falta de reajuste na tabela do SUS que data de 2007.

“São mais de 15 anos aí que nós não temos um reajuste. Se basearmos pela tabela SUS, nós não conseguiríamos entregar um procedimento, um exame. Reconhecendo isso e vendo a quantidade de pacientes represados nas filas, o Ministério da Saúde reconhece que nós podemos pagar até quatro vezes o preço da tabela SUS. Uma coisa é comprar o material e operar o paciente lá no Brasil, em São Paulo, nos grandes centros. Outra coisa é operar na Amazônia Legal.  O fato de estarmos na Amazônia Legal dificulta a logística”, afirmou.

O Secretário isentou a MedTrauma e destacou que se houver o cancelamento do contrato, ocorrerá um dano assistencial significativo no atendimento do Pronto Socorro de Rio Branco.

“Isso ocorrerá porque não temos material suficiente para que o serviço seja entregue aos pacientes. Sem falar que se houver de fato a revogação da ata, mais de 3.600 pessoas deixarão de ser atendidas, sem contar os pacientes que estão aguardando cirurgia desde 2015, alguns estão com sequelas irreversíveis por não terem sido operados no momento oportuno. Mas, se for uma decisão de governo, e se de fato for apontado que existem mais benefícios no cancelamento do contrato do que malefícios, a gente vai tomar como premissa e encaminhar o pedido”, justificou.

Afonso Fernandes destacou que ao contrário dos estados de Roraima e Mato Grosso onde foram encontradas provas nos contratos com a MedTrauma, no Acre, as contas foram aprovadas pelos órgãos de controle.

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia procura ladrões que roubaram computadores de escolas no Rio

Agentes de três delegacias especializadas realizaram na terça-feira (30), uma operação para cumprir mandados de …