Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Com Saúde Itinerante, governo leva atendimentos de neuropediatria a crianças de Plácido de Castro e municípios vizinhos

Quem tem um filho com algum transtorno do neurodesenvolvimento sabe o quanto é difícil a jornada em busca de atendimentos em saúde. Atento a essa questão, o governo do Acre tem buscado facilitar a vida dos pais e responsáveis, ao levar atendimentos para mais próximo dos cidadãos nos municípios acreanos, por meio do Saúde Itinerante, realizado regularmente em todas as regionais do estado. No último fim de semana, foi a vez dos moradores de Plácido de Castro, Acrelândia e Capixaba serem atendidos. O sentimento, segundo as mães, foi apenas um: alívio.

Joyce de Souza, mãe de Lauro Jorge, relatou que trava uma batalha de anos em busca de atendimento para o filho, e ter todos os atendimentos reunidos em um só lugar facilitou sua vida. “Com certeza é um alívio e uma ajuda de várias formas, porque ele passou com nutricionista, pediatra, neuro. Eu estava tentando tirar a carteira de ônibus interestadual dele, e estava esperando só a assinatura do neuropediatra, e aqui eu consegui fazer. Só tenho a agradecer mesmo a toda a equipe, tanto de Capixaba quanto de Plácido, todo mundo que esteja envolvido”, disse Joyce.

Diante do relato de mães como Joyce, o titular da Secretaria de Saúde (Sesacre), Pedro Pascoal, que acompanhou os atendimentos no município no sábado, 6, destacou a importância da ação. “É gratificante presenciar os atendimentos, conversar com as mãe aqui e ver que o trabalho realizado está gerando resultados. Descentralizar os serviços, diminuindo o custo para essas famílias e o desgaste com deslocamento até a capital, é um dos nossos maiores compromissos, sob a liderança do governador Gladson Cameli e, felizmente, tem dado certo. Quero parabenizar todos os servidores envolvidos, porque cada um deles é fundamental para o sucesso do Saúde Itinerante”, reforçou Pedro Pascoal.

Quem concorda com Pascoal é a secretária de Saúde de Plácido de Castro, Elenira Costa: “A minha avaliação é excelente. A minha nota é mil, porque nós temos, no município, uma demanda muito grande de crianças que necessitam de vários tipos de atendimento e essa ação é muito importante, porque as crianças já vêm com seus horários marcados. O Estado, como um grande parceiro e responsável por isso, criou esse projeto, organizou toda a estrutura e nós, como municípios, entramos em parceria. Se a gente fosse fazer esse serviço separadamente, levaria muitas vezes, até anos para conseguir”.

A chefe da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, Rosemary Vânia Ruiz, reforça: “Foram 465 atendimentos gerais, com consultas de retorno e também de primeira vez, para investigação de transtornos globais do desenvolvimento. Nossa expectativa é de continuar levando, ao longo de 2024, os atendimentos de saúde a todas as regionais, com um cronograma que já foi estabelecido, garantindo, dessa forma, a devida assistência a todas as crianças que precisam”, reforça.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Universidade de Harvard abre inscrições para cursos gratuitos online

Cursos disponíveis 1-Artes e Design; 2-Negócios e Gestão; 3-Ciência da Computação; 4-Ciência de Dados; 5-Ciência …