Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Lideranças das cinco regionais do Acre aprovam versão final do regimento interno da Câmara Temática de Mulheres

Lideranças femininas das cinco regionais do Acre que integram a Câmara Temática de Mulheres (CTM), do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), realizaram nesta terça-feira, 2, a primeira reunião ordinária do ano, que teve como pauta principal a aprovação da versão final do regimento interno.

Após as boas-vindas, a coordenadora da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), Daniela Dias, da ONG SOS Amazônia, passou a palavra ao presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Leonardo Carvalho, que destacou o empenho e atuação no fortalecimento da governança do Sisa. Em seguida, a reunião híbrida (presencial e virtual) foi conduzida pela coordenadora da CTM, Leide Aquino.

Em sua fala, a coordenadora relembrou que, após a elaboração do regimento interno da CTM, no ano passado, era necessário ainda submeter a redação a uma análise jurídica, a fim de atender às normas legais. Após os esclarecimentos e contribuições, previamente debatidas pelos membros, com base no parecer jurídico, a matéria voltou à pauta de votação.

A assessora jurídica do IMC, Manoela Rocha, realizou as considerações e pôde esclarecer algumas dúvidas ao longo do debate, a exemplo da natureza consultiva da CTM.

A versão final do regimento foi aprovada, por unanimidade, e será encaminhada nos próximos dias para publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).

Outra importante pauta tratou sobre a necessidade de execução do plano de ação, de forma integrada, com as demais instâncias de governança do Sisa, em especial nas reuniões e oficinas regionalizadas que serão realizadas ainda este ano.

Representando o poder público, participaram membros titulares e/ou suplentes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema); Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi); Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), por meio do Programa REM Acre Fase II; Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE); Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) e da Ouvidoria do Sisa.

Da sociedade civil, membros do Fórum de Mulheres do Alto Acre; da Organização das Mulheres Indígenas do Acre, Sul do Amazonas e Noroeste de Rondônia (Sitoakore); SOS Amazônia e Associação da Mulher Flor.

Saiba mais – Composta por cinco representantes da sociedade civil, das regionais do Acre, e outros cinco do poder público, a CTM é uma instância de governança do Sisa, que promove a igualdade de gênero dando voz ativa às mulheres e garantindo a participação efetiva nas decisões referentes às políticas públicas socioambientais.

O Sisa é uma política pública ambiental adotada pelo Estado do Acre desde 2010, por meio da Lei nº 2.308, que reúne estratégias e instrumentos que beneficiam quem produz com sustentabilidade e conserva o meio ambiente. As ações são guiadas pela transparência, participação social e compromisso técnico científico, exercidos por meio da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento (Ceva), Câmara Temática Indígena (CTI), Câmara Temática de Mulheres (CTM) e o Comitê Científico, ambos sob a coordenação técnica do IMC.  Acesse e confira todas as atas das instâncias de governança do Sisa

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Motoentregadores de Rio Branco recebem capacetes

Beneficiando os profissionais que estão nas ruas diariamente, o governo do Estado, por meio do …