Secretárias titulares e adjuntas, presidentes de autarquias e diretoras de órgãos do governo do Acre estiveram no auditório da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), em Rio Branco, para promover na manhã desta quinta-feira, 25, as boas-vindas da coronel Marta Renata Freitas ao cargo de subcomandante-geral da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).
Em 108 anos de existência da instituição, a oficial é a primeira mulher a assumir a posição de alto comando, entrando para a história da corporação. Sua nomeação destaca não apenas a importância da representatividade feminina, mas também o reconhecimento de mérito e competência, marcando um novo capítulo na trajetória da PMAC.
“Para mim é uma honra entrar para a história da corporação, tenho plena convicção de que enfrentarei esse desafio com muita responsabilidade, zelo e dedicação, como tem sido ao longo de minha carreira. Sou muito grata ao governador por essa oportunidade confiada a mim e a várias outras mulheres, este é um momento marcante para a corporação”, afirmou Marta Renata.
A titular da Semulher, Márdhia El-Shawwa, destacou: “Para nós, [a promoção da coronel] é motivo de muito orgulho e honra; por isso preparamos esta recepção, para que receba nosso carinho e mostremos o compromisso que o governo tem em trazer mulheres para os postos de comando”, afirmou.
Já o titular da Secretaria de Governo (Segov), Luiz Calixto, observou que o momento fica registrado para a história política e administrativa do estado. “No Brasil nós só temos três casos de mulheres que assumiram o comando da Polícia Militar. É um gesto de muita coragem do governador Gladson Cameli demonstrar a confiança que tem no trabalho das mulheres. A coronel Marta Renata é uma mulher extremamente competente, e nós não poderíamos deixar de registrar este momento”, disse.