Instrumentos musicais fabricados por apenados fazem sucesso na Expoacre Juruá

Instrumentos musicais fabricados por apenados fazem sucesso na Expoacre Juruá

 Iapen expõe os instrumentos num estande da feira

Os detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco, no Acre, fabricam instrumentos musicais como parte de um projeto de ressocialização. O projeto, que tem o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, visa oferecer capacitação profissional e uma nova perspectiva de vida aos internos.

O projeto, intitulado “Sons da Liberdade”, começou há três meses e já produziu alguns violões, com o trabalho de 15 apenados. Os detentos recebem treinamento especializado de luthiers experientes, aprendendo desde a seleção e tratamento da madeira até a montagem e afinação dos instrumentos.

“Além de fornecer uma habilidade profissional, a fabricação de instrumentos musicais tem um impacto terapêutico significativo.” Explicou o coordenador do projeto, Jardel Costa.

A fabricação de instrumentos musicais por presidiários no Acre é um exemplo inspirador de como a arte e a educação podem ser ferramentas poderosas para a reintegração social. O projeto não apenas oferece uma segunda chance para os detentos, mas também enriquece a comunidade, promovendo a cultura e a educação musical.

Veja também

Bispo negro alerta para risco de ditadura avalizada pelo Congresso e vira alvo de bolsonaristas

Bispo negro alerta para risco de ditadura avalizada pelo Congresso e vira alvo de bolsonaristas

Obispo alerta para ditadura que poderia ser legitimada pelo próprio Congresso Nacional e vira alvo …