Porto Walter celebra 33 anos de emancipação

Porto Walter celebra 33 anos de emancipação

Com 10.735 habitantes, segundo o Censo de 2022, Porto Walter é um dos municípios da região do Vale do Juruá emancipados de Cruzeiro do Sul, pela Lei Estadual nº 1.028, sancionada pelo governador Edmundo Pinto em 28 de abril de 1992 e que alterou o número total de cidades acreanas de 12 para 22.

Localizada às margens do Rio Juruá, onde os primeiros habitantes foram indígenas das etnias Arara, Náua, Amoaça, Kampa, Kulina e Catiano, a cidade leva o nome de um de seus primeiros moradores, Walter de Carvalho, que provavelmente, faz parte do grupo de desbravadores migrantes de outras partes do Brasil – majoritariamente do Nordeste – e até de outros países que colonizaram o lugar, atraídos pela exploração do látex nativo durante o auge do Primeiro Ciclo da Borracha, no século 19.

Fontes oficiais, como o site da prefeitura, informam que antes desse período, em 1910, aportou no local que mais tarde viria a ser Porto Walter, um batelão de grande porte comandado pelo coronel Absolon Moreira. O oficial fixou residência na parte mais alta da terra firme e dividiu hectares com amigos que chegaram posteriormente, formando os seringais Tavares de Lira, Humaitá e Cruzeiro do Vale, que juntos integravam um grande contingente de terra, onde se formou o município.

No dia em que a cidade comemora mais um aniversário, o governo do Estado reforça o compromisso com o desenvolvimento do município por meio de ações, investimentos e parcerias que têm proporcionado avanços e melhorias na qualidade vida da população portowaltense, como assinala o governador Gladson Camelí.

“Meus pais e tios se criaram naquela terra e sei da dificuldade de acesso ao município, por isso quero que o trabalho do governo chegue a todos. Na saúde, educação e infraestrutura, quero que o serviço público tenha a mesma qualidade e minha missão, até o fim do mandato, é diminuir as dificuldades, governando ao lado de deputados estaduais, federais e prefeituras, para tornarmos este governo cada dia mais municipalista”, destacou.

Porto Walter é um dos quatro municípios acreanos isolados por via terrestre, tendo acesso somente por avião de pequeno porte ou embarcações, quando o rio está com águas em níveis navegáveis.  O esforço para acabar com o isolamento terrestre do município conseguiu colocar em andamento a construção de uma via terrestre que ligará Porto Walter a Rodrigues Alves, facilitando o acesso e a comunicação com outros municípios.

 

Veja também

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

O governo do Irã contratou psicólogos e psiquiatras experientes para avaliar a condição mental do …