Jardim da Vida fortalece a cultura da doação de órgãos no Acre

Jardim da Vida fortalece a cultura da doação de órgãos no Acre

Um ato emocionante marcou a Campanha Setembro Verde nesta sexta-feira, 26, em Rio Branco. O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), inaugurou o Jardim da Vida, um espaço simbólico em homenagem aos doadores de órgãos que transformaram vidas mesmo após a sua partida.

O ato, que integra a campanha de conscientização sobre a doação de órgãos, ocorreu no complexo hospitalar Fundhacre, ao lado da capela, onde agora ficará registrado para sempre o gesto de generosidade de famílias que, mesmo em meio à dor, conseguiram trazer um novo significado para a perda de um ente querido, salvando vidas por meio da doação. A partir de agora, a proposta é que cada paciente que receber um órgão possa plantar uma muda em homenagem ao doador, transformando o espaço em um lindo jardim que simbolizará o florescimento da vida.

Idealizador da ação, o médico Tércio Genzini, cirurgião do aparelho digestivo e responsável técnico pelos transplantes hepáticos da Fundhacre, falou sobre a importância do momento. “É um momento de comemoração à vida para aqueles que tiveram uma segunda chance e de homenagem àqueles que partiram deixando um legado de generosidade. A campanha está colhendo frutos. Ontem realizamos um transplante de fígado em uma paciente de Rondônia com um órgão doado de Manaus e, durante esse procedimento, tivemos a notificação de dois potenciais doadores locais. Isso demonstra o que uma campanha de solidariedade com muita informação é capaz de fazer: salvar vidas, que é nosso objetivo final”, destacou.

Implantado no Acre em 2006, o programa de transplantes segue fortalecido ao longo dos anos, alcançando até o momento 557 vidas transformadas. Somente em 2025, já foram realizados 27 transplantes, entre as modalidades renal, hepática, óssea e de córnea, resultado que reforça o compromisso do governo do Acre em salvar vidas.

Ana Cristina Moraes, secretária adjunta de Atenção à Saúde da Sesacre, reforçou a emoção do momento. “É muito emocionante. Este mês de setembro, com a campanha Setembro Verde, tem sido marcante para nós, profissionais de saúde. Ver hoje o Jardim da Vida nascendo aqui na Fundhacre é importantíssimo para simbolizar exatamente aquilo que ele representa: ressignificar a vida de pessoas, contando com a colaboração da população e, principalmente, conscientizando. Um ‘sim’ para a sua família é muito importante, então aproveito para fazer um apelo a todos: deixem claro para seus familiares que vocês são doadores de órgãos. Cada doador pode salvar até oito vidas; você pode ser a esperança do amanhã de alguém”, enfatizou.

Para a presidente da Fundhacre, Soron Steiner, a data entrou para a história da Fundação Hospitalar. “Um dia muito emocionante, uma manhã muito feliz, um belo dia para realizarmos talvez a ação mais simbólica de toda a nossa campanha do Setembro Verde. Hoje, nossos pacientes — dois receptores de fígado e de rim — puderam plantar uma muda representando e homenageando, ao mesmo tempo, aqueles que se doaram para que eles pudessem permanecer vivos. Estamos em ações intensas do Setembro Verde, mas este jardim, o Jardim da Vida, vai permanecer por muitos anos, para que, a cada ano, possamos ver o seu crescimento, o florescimento e, quem sabe, que ele se torne pequeno diante das tantas doações que nosso estado ainda vai realizar”, destacou.

O ato simbólico também contou com a participação especial do primeiro paciente a passar por um transplante de fígado no Acre. Lúcio Nepomuceno se emocionou ao falar sobre o momento.

“[Participar deste momento] não tem preço. É maravilhoso para mim estar aqui. Estou emocionado, porque aprendemos a valorizar mais a vida. Agradeço muito pela doação de quem disse ‘sim’, e este momento é muito importante para mim”, afirmou.

Veja também

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

A hora do doido: Irã contratou psicólogos e psiquiatras para saber como lidar com Trump

O governo do Irã contratou psicólogos e psiquiatras experientes para avaliar a condição mental do …