Heloísa Helena assumirá mandato de Glauber Braga na Câmara durante a suspensão

Heloísa Helena assumirá mandato de Glauber Braga na Câmara durante a suspensão

A ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ) voltará à Câmara dos Deputados após quase vinte anos longe do Congresso. Primeira suplente da federação PSOL/Rede, ela assumirá temporariamente o mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), afastado por seis meses após decisão do plenário por quebra de decoro parlamentar.

Enfermeira e professora, Heloísa construiu sua carreira política a partir dos movimentos populares em Alagoas. Elegeu-se deputada estadual, tornou-se vice-prefeita de Maceió e, em 1998, chegou ao Senado pelo PT, onde ganhou projeção nacional.

Dividiu a bancada petista com nomes como Marina Silva entre 1999 e 2003, período em que se tornou conhecida por posições firmes e críticas internas ao governo.

A ruptura definitiva ocorreu após votar contra a reforma da Previdência proposta no primeiro mandato de Lula. A atitude resultou em sua expulsão do partido e abriu caminho para a criação do PSOL.

Heloísa foi uma das fundadoras e primeira presidente da nova sigla, consolidando-se como uma das vozes mais contundentes da oposição de esquerda no início dos anos 2000.

Em 2006, disputou a Presidência da República pelo PSOL e terminou o primeiro turno em terceiro lugar, com 6,85% dos votos, desempenho que marcou o auge de sua popularidade eleitoral. Ainda assim, tentativas posteriores de retornar ao Congresso não tiveram sucesso.

Em 2013, após conflitos internos, deixou o PSOL e migrou para a Rede Sustentabilidade, partido estruturado por Marina Silva. Ao longo dos anos, porém, também enfrentou disputas dentro da nova legenda.

Em 2022, tentou voltar à Câmara dos Deputados pelo Rio de Janeiro, obteve 38.161 votos e ficou como primeira suplente da federação PSOL/Rede. Em 2024, concorreu à vereança no Rio e novamente terminou como suplente, com 11.971 votos. Com informações do DCM

Veja também

Ninguém quer ser visto com ele: Fifa e Espanha apagam Trump de fotos oficiais da conquista da Copa

Ninguém quer ser visto com ele: Fifa e Espanha apagam Trump de fotos oficiais da conquista da Copa

Trump participou da entrega da taça e permaneceu no palco durante o início da comemoração …