Polícia de Motta desfere chutes e socos em jornalistas na Câmara

Polícia de Motta desfere chutes e socos em jornalistas na Câmara

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) ocupou a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na tarde desta terça-feira (9). Após a ação, policiais legislativos determinaram, com violência, que jornalistas e assessores deixassem o plenário da Casa.

Com a retirada da imprensa, somente parlamentares permaneceram no local. A transmissão ao vivo da TV Câmara foi interrompida durante a operação dos agentes de segurança.

Minutos depois da ocupação, Glauber Braga foi retirado à força da cadeira da Presidência por policiais legislativos. A ação ocorreu no interior do plenário da Câmara dos Deputados.

Durante o protesto, o parlamentar declarou: “Eu aqui ficarei até o limite das minhas forças”. A fala foi feita enquanto ele permanecia sentado no assento destinado ao presidente da Câmara.

O protesto foi dirigido contra a decisão do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), de dar andamento ao processo de cassação do mandato de Glauber Braga em plenário.

Antes da retirada à força, policiais legislativos, deputados e o secretário-geral da Mesa, Lucas Ribeiro Almeida Júnior, solicitaram que o parlamentar deixasse voluntariamente o local. O pedido foi recusado.

Glauber Braga responde a processo disciplinar sob acusação de quebra de decoro parlamentar. A representação está relacionada à expulsão de um militante do MBL das dependências da Câmara.

De acordo com a denúncia, a expulsão ocorreu por meio de agressões físicas, incluindo chutes, dentro do prédio do Congresso Nacional. O episódio é a base do pedido de perda de mandato.

A sessão da Câmara seguiu com acesso restrito após a retirada do deputado, sem a presença da imprensa e com a transmissão institucional interrompida. Com informações do DCM

Veja também

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

Trump é vaiado durante premiação da final da Copa do Mundo

O presidente dos EUA, Donald Trump, foi vaiado ao entrar no gramado para a premiação …