Bem Viver: brócolis pode reduzir danos renais em diabéticos

Bem Viver: brócolis pode reduzir danos renais em diabéticos

Pesquisadores da Universidade Federal de Jataí e da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto identificaram que um composto natural presente em vegetais como o brócolis pode reduzir danos renais causados pela hiperglicemia prolongada, condição comum em pessoas com diabetes.

O estudo aponta que o L-sulforafano reativa o fator antioxidante Nrf2, mecanismo de defesa celular que perde eficiência em ambientes de glicose elevada. “O diabetes mellitus é uma das principais causas de doença renal crônica e falência renal terminal em todo o mundo, e a hiperglicemia é o sintoma principal do diabetes”, afirmou a professora Rita de Cássia Aleixo Tostes Passaglia.

Segundo ela, a nefropatia diabética começa de forma silenciosa e pode evoluir para quadros graves, exigindo diálise ou transplante. Com a administração do L-sulforafano, houve redução do estresse oxidativo e melhora parcial da função renal, abrindo caminho para futuras pesquisas em humanos. Com informações do DCM

Veja também

PT cobra de Mendonça quebra de sigilo do caso “Dark Horse” que liga Flávio a Vorcaro

PT cobra de Mendonça quebra de sigilo do caso “Dark Horse” que liga Flávio a Vorcaro

Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passaram a pressionar o ministro André …