Satélite revela calor acima de 50 °C na França e na Espanha

Satélite revela calor acima de 50 °C na França e na Espanha

A mais recente imagem divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostra a intensidade da onda de calor que atinge a Europa Ocidental. O registro, feito pela missão Copernicus Sentinel-3 na terça-feira (23), identificou temperaturas superiores a 50 °C na superfície terrestre em áreas do centro e do sul da França e do norte da Espanha.

A medição corresponde à temperatura da superfície terrestre (LST), que representa o calor registrado diretamente no solo, e não a temperatura do ar. Por esse motivo, os valores costumam ser significativamente mais elevados do que aqueles divulgados nas previsões meteorológicas.

Segundo a ESA, esse tipo de monitoramento permite acompanhar eventos extremos e avaliar impactos sobre a saúde pública, a infraestrutura, a agricultura e os ecossistemas. Enquanto o solo registrava temperaturas acima de 50 °C, o calor do ar também bateu recordes.

A agência meteorológica francesa, Météo-France, informou que a terça-feira (23) foi o dia mais quente já registrado no país, com temperatura média nacional de 29,8 °C, superando a máxima histórica anterior. Na França, a maior temperatura do ar foi de 44,3 °C, registrada em Pissos, na região de Landes, no sudoeste do país.

Satélite revela calor acima de 50 °C na França e na Espanha
Franceses às margens do Canal Saint-Martin, em Paris, onde o banho foi liberado. Foto: Divulgação

Na Espanha, a agência estatal de meteorologia (AEMET) emitiu alerta vermelho para áreas do norte da Península Ibérica, incluindo as províncias de Gipuzkoa, Bizkaia e Cantábria. Dias antes, Andújar, no sul do país, havia registrado 42,7 °C.

Os efeitos da onda de calor já afetam o funcionamento de serviços públicos. Escolas foram fechadas, trens registraram atrasos e apagões de energia ocorreram em países como Espanha, França e Itália, diante das temperaturas elevadas registradas nos últimos dias.

Esta é a segunda grande onda de calor que atinge a Europa em apenas dois meses. Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Suíça e Luxemburgo emitiram alertas de calor, incluindo avisos de nível vermelho, o mais alto previsto pelos serviços meteorológicos.

O fenômeno é provocado por um domo de calor, sistema de alta pressão que dificulta a circulação do ar e mantém o calor concentrado por vários dias. Desta vez, o fenômeno é sustentado por um bloqueio ômega, padrão atmosférico que recebe esse nome pelo formato semelhante à letra grega e que favorece a permanência de ar quente vindo do Norte da África sobre a Europa Ocidental. Com informações do DCM

Veja também

É briga: Michelle detona Flávio Bolsonaro e diz que ele a desrespeitou e humilhou em ligação

É briga: Michelle detona Flávio Bolsonaro e diz que ele a desrespeitou e humilhou em ligação

A crise na família Bolsonaro ganhou um novo e explosivo capítulo nesta quarta-feira (24). Em …