A embarcação carregava toneladas do metal tóxico destinados ao Japão como parte do esforço de guerra nazista. O U-864 estava em missão especial quando foi interceptado pelo submarino britânico HMS Venturer, que decifrou transmissões de rádio alemãs e o localizou.
Em 9 de fevereiro de 1945, um torpedo britânico afundou o submarino alemão, matando todas as 73 pessoas a bordo. O episódio é considerado o único caso conhecido na história naval em que um submarino submerso destruiu outro também submerso.
Mercúrio e risco ambiental
O naufrágio permaneceu esquecido por décadas até ser localizado, em 2003, pela embarcação naval norueguesa KNM Tyr. As imagens divulgadas pela Administração Costeira Norueguesa, a Kystverket, em maio de 2025, obtidas por veículos submarinos operados remotamente, mostram o grau de deterioração.
Os documentos de carregamento originais não sobreviveram à guerra, o que impede confirmar a quantidade exata de mercúrio a bordo, mas registros históricos apontam para uma encomenda japonesa de 1.867 contêineres, o que corresponderia a entre 65 e 67 toneladas do metal.
A recuperação do material do fundo do mar não é uma saída simples. Em 2026, 22 contêineres foram recuperados do naufrágio, mas 80% estavam danificados e vazando, o que ilustra o risco de que operações de salvamento perturbem sedimentos contaminados e ampliem a dispersão do poluente, em vez de contê-la. As informações são da Fórum