Criança com suspeita de meningite bacteriana é encaminhada para a UTI

Criança com suspeita de meningite bacteriana é encaminhada para a UTI

O menino de 9 anos, deu entrada no Pronto Socorro de Rio Branco no sábado (26) com diagnóstico inicial de meningite. Ele foi encaminhado para a UTI do Hospital da Criança e está sendo monitorado. Paralelo a isso, na segunda-feira (28), a direção da escola onde o menino estuda foi notificada para proceder o levantamento dos contatos escolares mais próximos do caso, tendo em vista o fato da meningite meningocócica (causada por uma bactéria, o meningococo) ser altamente contagiosa.

A transmissão pode se dar através da fala, tosse, espirros e beijos, passando da garganta de uma pessoa para outra.

A Sesacre emitiu uma nota sobre o problema.

Nota pública sobre caso de meningite no Acre

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que uma criança de 9 anos, do sexo masculino, deu entrada no sábado, 26, no Pronto-Socorro de Rio Branco, tendo como hipótese diagnóstica inicial de meningite. A notificação foi registrada pelo Núcleo de Vigilância Hospitalar da unidade.

O líquor (fluido corporal estéril e de aparência clara que ocupa o espaço subaracnóideo no cérebro) do paciente é sugestivo de meningite bacteriana, aguardando o resultado de cultura que será realizada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Acre, o Lacen.

Pela gravidade do caso, o paciente foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital da Criança.

No sábado, 26, e domingo, 27, já foi realizada a quimioprofilaxia dos contatos domiciliares.

Na segunda-feira, 28, foi feito o contato com a direção da escola para o levantamento dos contatos escolares mais próximos do caso, os quais também receberam a quimioprofilaxia.

O caso está em monitoramento, sendo que a vigilância epidemiológica está sendo realizada pelo município de Rio Branco.

Enfermeira Helena Catão

Responsável pela área técnica das meningites no estado

Veja também

Bispo negro alerta para risco de ditadura avalizada pelo Congresso e vira alvo de bolsonaristas

Bispo negro alerta para risco de ditadura avalizada pelo Congresso e vira alvo de bolsonaristas

Obispo alerta para ditadura que poderia ser legitimada pelo próprio Congresso Nacional e vira alvo …