A ex-deputada federal e pré-candidata ao Senado, Mara Rocha (Republicanos), entende que o tratamento para o câncer deve ser estendido aos familiares dos pacientes. Segundo ela, o paciente com câncer e sua família precisam ser acolhidos com respeito, dignidade e estrutura adequada. E uma das maneiras de tratar com respeito é disponibilizar o tratamento no estado para que ninguém tenha que deixar o Acre em busca de tratamento que pode e deve ser oferecido aqui.
Ela destaca que durante seu mandato de deputada federal trabalhou para que os pacientes acreanos tivessem acesso a um tratamento mais digno e mais próximo de suas famílias. “Destinei recursos que viabilizaram a implantação da Ala de Quimioterapia do Hospital de Amor, em Rio Branco, além da estruturação de um laboratório para preparo de medicamentos quimioterápicos. Esse foi um passo histórico, que permitiu a muitos pacientes realizarem parte do tratamento no próprio Acre, reduzindo a necessidade de deslocamentos para Rondônia, diminuindo custos e, principalmente, o sofrimento de quem já enfrenta uma dura batalha contra o câncer”.
Mara Rocha reconhece entretanto que ainda há muito a ser feito para alcançar a otimização.
“O fortalecimento da rede de atenção oncológica passa pela implantação de um Centro de Imagem moderno, de um Centro de Reabilitação para os pacientes e pela oferta do serviço de Radioterapia no estado. Esses avanços são fundamentais para ampliar o acesso ao diagnóstico, ao tratamento e à recuperação, oferecendo uma assistência cada vez mais completa aos acreanos. Cuidar da saúde é cuidar da vida”, conclui esperançosa.
Acre in Foco – Cobertura das Últimas Notícias do Acre Acre in Foco traz as últimas notícias do Acre, com cobertura atualizada sobre política, segurança, saúde, cultura e eventos locais. Fique por dentro de tudo
