Rio Branco está entre as 50 cidades mais violentas do mundo

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

O ranking da violência é baseado no número de homicídios por 100 mil habitantes. Onze cidades brasileiras destacam-se nesse ranking. Entre elas Rio Branco, capital do Acre. Entre as 50 mais violentas, Rio Branco ocupa o nada honroso lugar de 33ª mais violenta. A pesquisa refere-se a 2019 e 2020 e foi apresentada pelo Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal do México, nesta terça-feira (20).

Estudos comprovam que a violência no Brasil está ligada à falência e corrupção das instituições públicas.

As principais causas da violência urbana apontadas são: a pobreza e a desigualdade social; a desigualdade racial e o desemprego. A ausência de políticas públicas contribui para fomentar a violência.

Quando o Estado não é capaz de oferecer condições básicas de vida e cidadania para parcelas expressivas da população, estas não conseguem se inserir no mercado de trabalho, não concluem os estudos e permanecem nas periferias entregues ao ócio involuntário, tornando-se presas fáceis do tráfico e facções criminosas.

Em Rio Branco, a disputa pelo controle de territórios do tráfico é apontada como a principal causa de homicídios que vem vitimando jovens com idades cada vez mais tenras.

O Brasil é conhecido internacionalmente pela violência. Entre 2001 e 2015, foram registrados 786.870 homicídios. A guerra na Síria matou desde 2011, 330 mil pessoas e a guerra do Iraque totalizou 268 mil mortes desde 2003.

De acordo com o Monitor da Violência o Acre registrou pelo segundo ano consecutivo o aumento na taxa de mortalidade por confrontos com a polícia.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Terremoto atinge o interior do Acre

Terremoto foi sentido em 4 cidades do Acre O terremoto 5 graus de magnitude foi …