Povo Yanomami sob ataque de garimpeiros- duas crianças mortas

Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

No último ataque de garimpeiros, no dia 10 de maio deste ano, duas crianças  foram mortas. Uma de 5 anos de idade, e um bebê de menos de um ano.

A comunidade Palimiu-RR, enviou novo pedido de socorro à Funai, Polícia Federal, Brigada de Infantaria e Selva e ao Ministério Público Federal. Já é o quarto pedido de socorro desde o início deste mês quando os Yanomamis passaram a sofrer ataques diários de garimpeiros ilegais. Em abril, os indígenas interceptaram uma carga de mil litros de combustível dos garimpeiros.

Em 2020, uma área equivalente a 500 campos de futebol foi devastada na Terra Indígena Yanomami, localizada ao extremo Norte do Brasil, entre os estados do Amazonas e Roraima. Quinhentos hectares de floresta Amazônica foram destruídos pelo garimpo ilegal no território indígena. O total de área desmatada é de 2.400 hectares e mostra que o garimpo avançou 30% na terra indígena yanomami em 2020.

A proliferação de novos núcleos invasores mais próximos das comunidades indígenas, inclusive de grupos de índios isolados e a abertura de novas rotas para dentro do território foram detectadas.

O Território Yanomami tem mais de 9,6 milhões de hectares, o dobro do tamanho da Suíça. Junto com área Yanomami localizada em território venezuelano, constitui o maior território indígena coberto por floresta de todo o mundo.

A área é considerada um Eldorado, tendo em vista a abundância do ouro que aflora com facilidade, o que faz dela  alvo de cobiça há décadas. Em 1993, houve o massacre de Haximu, quando 16 yanomamis foram mortos por garimpeiros. Caso que se constitui no único crime oficial de genocídio no Brasil.

Tudo começou com o abandono do poder público, em 1986,  inclusive da Funai que se retirou da área, os interessados na exploração do subsolo ampliaram  uma pista de pouso no território Yanomami, que permitiu o acesso de 40 mil garimpeiros. Praticamente o dobro da população yanomami que chega atualmente a 24 mil pessoas.

 Não há um número oficial de mortos em decorrência dessas invasões, mas a  estimativa é de milhares de óbitos. Comunidades inteiras desapareceram em decorrência das epidemias, dos conflitos com garimpeiros, ou assoladas pela fome. Os garimpeiros aliciaram indígenas, que largaram seus modos de vida e passaram a viver nos garimpos. A prostituição e o sequestro de crianças agravaram a situação de desagregação social.

Leia mais:

 

https://www.socioambiental.org/pt-br/noticias-socioambientais/cicatrizes-na-floresta-garimpo-avancou-30-na-terra-indigena-yanomami-em-2020

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Com a presença do governador Gladson Cameli, Acre faz história ao ser o primeiro a receber Liga Indígena que será divulgada em mais 170 países

Em mais um ato para fortalecer a cultura indígena do estado, o governador Gladson Cameli …