Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
deputados cobram providências
desbarrancamento leva o porto

Antônia Sales cobra do Deracre providências para salvar o porto de Cruzeiro do Sul

O porto de Cruzeiro do Sul está sendo destruído pela erosão, como provam as fotos e o vídeo exibido pela deputada Antônia Sales (MDB), na sessão desta quarta-feira (09).

O porto foi inaugurado em 2004. A última reforma no porto aconteceu após a enchente 2017. Este ano, nada foi feito depois da que foi considerada a maior cheia do rio Juruá. A única ação do Deracre no porto, segundo a parlamentar foi a demissão dos funcionários :”demitiu gerente, funcionários provisórios, todo mundo”.

Antônia Sales chamou a atenção para os riscos. De acordo com a parlamentar, recentemente, um bombeiro, fiscal de segurança, escorregou no barranco e se machucou seriamente ao descer para vistoriar uma carga. As condições precárias de subida e descida, assim como de carga e descarga são evidenciadas na foto abaixo.

O porto não tem sequer uma rampa. “São vidas que estão em risco. As  professoras que trabalham na escola Visconde do Rio Branco  atravessam de canoa. Os alunos também terão que usar canoas quando as aulas presenciais retornarem. É muito perigoso. Os problemas se somam. O governo tem que dar resposta”.

O Deracre administra o porto de Cruzeiro do Sul. O que restou dele. Mas a obra principal, que inclusive já foi iniciada, é a duplicação de 11 km da estrada que liga a entrada da cidade ao aeroporto ao custo de R$ 36 milhões. (Veja Aqui )

A deputada Antônia Sales afirmou que os bombeiros entregaram o laudo no dia 24 de maio: “Se não for iniciada uma ação imediata, o inverno vai começar e nada poderá ser feito até o próximo verão”.

O porto de Cruzeiro do Sul é fundamental para toda a região do Juruá. É através dele que chegam mercadorias de Rondônia e do Amazonas que abastecem o mercado local. É também por onde saem os produtos da região que são exportados para outros estados. O deputado Luiz Gonzaga (PSDB), vem pedindo a construção de um novo porto há meses. ( Veja Aqui )

Assim é feita a carga e descarga no porto de Cruzeiro do Sul
Assim é feita a carga e descarga no porto de Cruzeiro do Sul

 

 

 

 

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Governo e Aleac analisam avanços no comércio exterior

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *