Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
pacientes renais
Manifestação pacientes renais crônicos

Pacientes renais crônicos fazem manifestação contra o descaso do governo: 110 deles morreram durante a pandemia

Há três anos não são realizados transplantes no Acre. Mais de 20 rins doados foram distribuídos para outros estados

O sogro do governador é paciente renal crônico, mas teve dinheiro para fazer o transplante na rede de saúde privada em São Paulo. Os ex-colegas de hemodiálise se alegraram com a notícia mas estranham o silêncio do presidente da Assembleia Legislativa Nicolau Júnior (PP) e da primeira dama do estado, Ana Paula Cameli, filhos do transplantado, em relação aos demais uma vez que conhecem o sofrimento dos pacientes renais crônicos.

Mais de 500 pacientes renais do Acre não têm a sorte de ter um filho deputado, genro governador e filha primeira dama.

O setor de nefrologia da Fundhacre é o retrato do descaso. No setor sucateado, não tem desfibrilador, balanças, máquina para lavar fístulas nem cadeiras (fístulas são as veias por onde fazem a hemodiálise). Faltam até  balanças para cadeirantes.

As más condições do local foram comprovadas em maio de 2020, por uma fiscalização conjunta do CRM, Ministério Público e Vigilância Sanitária. Na época a fiscalização constatou  a falta de ar condicionado nas salas de hemodiálise e no consultório médico. Não havia equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para os funcionários, pacientes e acompanhantes. A equipe de fiscalização comprovou que não existe um local adequado para o isolamento de paciente recém chegado na unidade para evitar contato com os demais pacientes e um possível contágio da Covid-19.Veja Aqui

Durante a pandemia, 110 pacientes renais crônicos morreram.

Nem o exame eco-Doppler, essencial para a sobrevivência tanto dos já transplantados como para os doentes está sendo realizado porque o governo do estado reduziu a carga horária dos médicos. Entre os pacientes circula a informação que a intenção do governo é privatizar o setor.

O Eco-Doppler permite avaliar o fluxo dos vasos sanguíneos (artérias ou veias ) e  permite avaliar diferentes órgãos abdominais, podendo ser dirigido ao fígado ou aos vasos renais. Ele tem grande utilidade no diagnóstico e avaliação da eficácia dos tratamentos, por isso é fundamental no tratamento dos pacientes renais crônicos.

Tudo isso apesar do governo ter em caixa R$ 1,4 milhão para a aquisição de equipamentos, fruto de uma emenda da deputada federal Mara Rocha, a pedido da Apartac, e de um compromisso de campanha assinado por Gladson Cameli em 20 de agosto de 2018, em uma reunião no auditório da Livraria Paim.

apartac
Gladson assina compromisso ao lado do presidente da Apartac

O documento contém 12 problemas que deveriam ser sanados com urgência. Nenhum foi. Mas rendeu foto e apoio eleitoral.

foto
Gladson posa com a foto do documento assinado ao lado do presidente da Apartac

Em março de 2019, ao inaugurar a Clínica do Rim, o governador Gladson Cameli afirmou que “a Saúde é tratada como prioridade em seu governo”. No site oficial de notícias, o governador disse que não tem medido esforços para revolucionar o atendimento da Rede Pública Estadual.

Não é o que pensam os pacientes renais crônicos: “A manifestação é porque não aguentamos mais essa covardia. Não nos enxergam como seres humanos. Não basta todo o sofrimento da doença, ainda temos que lutar contra o descaso”, disse o presidente da Apartac, Vanderli Ferreira. A manifestação foi realizada na manhã desta quarta-feira (07).

Segundo ele, mais R$ 2 milhões, fruto de outra emenda da deputada Mara Rocha, estão para ser liberados, mas o governo não tem projeto para a utilização da verba que deveria ser usada para a reforma da nefrologia.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Técnicos da Seplan participam de oficina de elaboração da Carta de Serviços ao Usuário

Técnicos da Secretaria de Planejamento do Acre (Seplan) participaram nesta terça-feira, 23, da oficina Elaboração …