Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
sindicato
Sinproacre

Sinproacre tenta negociação salarial com a prefeitura de Rio Branco mas não há proposta por parte da gestão pública 

O Sindicato fez um minucioso levantamento e concluiu que a prefeitura de Rio Branco tem condições de atender a reivindicação. Os professores da Rede Municipal de Ensino não têm reajuste desde 2018. De lá para cá a inflação chegou a 9,28%, devendo nos próximos meses alcançar a casa dos 12%. Segundo o Sinproacre, a comissão de negociação foi instalada, mas até agora não houve nenhum avanço porque não há proposta por parte da gestão pública.  O empobrecimento dos professores requer solução urgente.

Leia a Nota

“O SINPROACRE vem buscando negociação salarial com a prefeitura de Rio Branco, em nome dos professores municipais. A comissão de negociação foi instalada, mas até agora não houve nenhum avanço. Não há proposta por parte da gestão pública.

A negociação é necessária porque os trabalhadores estão enfrentando o aumento do custo de vida e a cada dia, a inflação, o alta dos preços dos combustíveis, do gás de cozinha e da energia elétrica vem corroendo nossos salários. Só de janeiro a agosto desse ano, segundo o IPC, a inflação chegou a 9,28%, devendo nos próximos meses alcançar a casa dos 12%.

Por outro lado, desde janeiro de 2018, os professores não têm seus salários reajustados e neste período de três anos os índices inflacionários anuais, representam um acumulando 20% aproximadamente.

Em três anos sem negociação, os salários foram ficando defasados enquanto a arrecadação da prefeitura só cresceu, o que nos dá segurança da margem legal dentro da Lei de responsabilidade fiscal, para a as tratativas necessárias de recuperação do poder aquisitivo da remuneração dos professores.

Historicamente o sindicato negociou com responsabilidade pactuando o teto de investimento na folha de pagamento em 46% da arrecadação. De acordo com nossos acompanhamentos, do ano de 2018 até agosto desse ano, este percentual vem decaindo com tendência de chegar ao fim de 2021, na casa dos 42%, o que significa uma boa margem da RCL para aplicação de recursos em salários dos servidores.

É dentro dessa margem que podemos construir uma boa proposta não só para os professores, mas para toda a educação. Na data de ontem o sindicato encaminhou oficio ao prefeito pedindo celeridade nas negociações e apresentamos uma proposta concreta dirigida aos professores com aplicação de apenas 1,8% dessa margem.

No mesmo compasso, somos solidários aos médicos que também estão a vários anos sem ajustes salariais e sendo oprimidos sem negociação, sem propostas de serem recebidos e ainda acossados com imposições de pontos eletrônicos como se não cumprissem com suas responsabilidades, mesmo com a desvalorização profissional a que são submetidos, a assim como os profissionais da educação.

O Sinproacre aguarda que o prefeito de Rio Branco determine a celeridade das negociações e que também apresente proposta concreta aos professores ainda no mês de outubro”.

A DIREÇÃO

nota
nota
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Primeira etapa do concurso para defensora e defensor acontece neste domingo, 28

A prova objetiva do VI Concurso Público para ingresso na carreira de defensora e defensor …