Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Exército boliviano prende governador de Santa Cruz por terrorismo e guerra civil se alastra

 

Luis Fernando Camacho, governador de Santa Cruz de La Sierra foi detido nesta quarta-feira (28), sob acusação de terrorismo.

Ele é o principal opositor ao governo e esteve envolvido no golpe de 2019, quando os opositores iniciaram uma série de manifestações  após a divulgação dos primeiros resultados das eleições gerais  que deram a vitória ao então presidente Evo Morales, reeleito no primeiro turno. Evo renunciou, e Jeanine Añez se autoproclamou presidente. Entretanto em nova eleição o MAS (Movimento ao Socialismo), partido de Evo Morales saiu novamente vitorioso com Luis Arce.

Jeanine Añez foi presa assim como todo o ministério dela e militares graduados que participaram do golpe.

Santa Cruz de La Sierra, centro da oposição ao MAS, elegeu Fernando Camacho, governador e desde então, as greves e manifestações contra o governo se sucedem.

Camacho é acusado de promover uma greve de 36 dias contra o governo do presidente Luis Arce. Ele foi detido na entrada da residência dele, localizada em um condomínio fechado em Santa Cruz, e levado de helicóptero para a capital La Paz.

Apoiadores de Camacho foram até o aeroporto Viru Viru e o Aeroporto Internacional El Trompillo se manifestar contra a detenção do dirigente. Houve confronto. Os opositores ao governo afirmam que tomaram o aeroporto e expulsaram o exército.

Os aeroportos estão fechados para pousos e decolagens e a situação nas ruas é esta.

Apoiadores de Camacho espalharam cartazes pedindo respeito aos votos que elegeram Fernando Camacho, apesar de recusarem o respeito que reivindicam, aos votos que elegeram Luis Arce.
E espalharam cartazes e usaram as redes sociais com ameaças inclusive de tomar as casas dos que apoiam o presidente eleito Luis Arce, chamados de MASIstas.
A União da Juventude de Santa Cruz, organização de direita, exige que as famílias de apoiadores do presidente Arce abandonem Santa Cruz e informa que a partir de hoje deixa de respeitar as leis bolivianas. A oposição ao governo Arce em Santa Cruz se declara em desobediência civil . Nas ruas, veículos do exército estão sendo apedrejados.
Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Comemoração dos 50 Anos do CTG Coronel Plácido de Castro celebra história e homenageia fundadores

  No último dia 28 de abril, o CTG Coronel Plácido de Castro celebrou seus …