Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Ptolomeu III
Coluna da Angélica- Ptolomeu III

Coluna da Angélica- Ptolomeu III

1- Complicou

Leitor de Sena Madureira garante que o prefeito Mazinho Serafim (União) ficou sem chão com esta 3ª fase da Operação Ptolomeu. Não pela operação em si, mas por causa do afastamento de Cirleudo Alencar, seu candidato a sucessão, da Secretaria de Obras Públicas. De acordo com ele, as conversas para Cirleudo disputar a prefeitura de Sena Madureira com o apoio de Mazinho estavam bem avançadas. Mazinho teme que a operação da Polícia Federal  prejudique a intenção. Bobagem prefeito. Gladson Cameli (PP), disputou a eleição logo depois do escândalo da Operação Ptolomeu I e venceu no primeiro turno. Por mais que a oposição se esforce o eleitor não assimila. Cabeça de eleitor é terra que ninguém anda.

2-Renasceu

A Operação Ptolomeu III só pegou de surpresa os que se recusaram a notar os sinais. Na manhã desta quarta-feira (08), funcionário de posto de revenda de combustíveis de Sena Madureira jurou de pé junto que dois veículos cheios de policiais federais vindos da região de Cruzeiro do Sul haviam abastecido e seguido em direção a Rio Branco. Na sequência vários “turistas” apareceram na Aleac, pedindo para ver os painéis em marchetaria. Todos com aparência de policiais…e lá se foi o Acre para as manchetes nacionais novamente. Ouso  pensar que o staff do governo sabia da Operação, pelo menos umas 7 horas antes de ser desencadeada. Afinal, também têm um serviço de inteligência.

3-Ferveu

O certo é que o Acre começou a ferver nas primeiras horas da manhã. A Ptolomeu movimentou os grupos de whtsapp durante todo o dia. Os adversários do governador entre a comemoração e a cobrança por esclarecimentos e punição e os apoiadores com manifestações de fé na honestidade de Gladson. Isso mesmo. Parecia mais aquelas igrejas nas quais os membros vão para o púlpito dar testemunho da veracidade da igreja. Entende-se os dois lados. Cada um tem suas razões para atacar ou defender embora os adversários possuam um discurso mais racional. Os testemunhos só servem mesmo para Gladson comprovar quem se posicionou ao lado dele. Isso tem peso. Gladson é governador.

4- Ferveu II

Não foi “coisa pouca”. A Ptolomeu III focou em membros do primeiro escalão do governo. O STJ afastou Petrônio Antunes do Deracre,  Cirleudo Alencar da Seinfra,  e mirou em Ricardo França, chefe da Representação do Acre em Brasília. Sobrou até para o impoluto Rômulo Grandidier, Secretário da Fazenda. Grandidier, considerado um gentleman, é chamado a boca pequena de camelô de ilusões por sua incapacidade de negar pedidos e de não cumpri-los. O popular, prometer e não cumprir, o que acarretaria mais problemas do que soluções. Nos grupos de whatsapp do estado, foi grande a comemoração pelo afastamento de Petrônio Antunes, por parte dos funcionários do órgão que se dizem perseguidos por ele.

5-Manifestações

O recém novo velho amigo de Gladson, senador Sérgio Petecão (PSD), foi evasivo ao tratar do assunto.  Não vi nenhuma manifestação do senador Alan Rick. A vice-governadora Mailza Assis se manifestou pelas redes sociais. Ela disse depositar confiança no processo e principalmente no governador Gladson Cameli, mas…relembrou um fato esquecido. Rememorou que quando Gladson era deputado federal foi citado na lista do mensalão. Acrescentou um “injustamente”, mas que relembrou, relembrou. E justamente um caso que não tem nada a ver com a Operação Ptolomeu.

6-Dúvida

Licença para especular. Me assalta a dúvida sobre um possível assédio de aliados do governador à vice-governadora. Levanto a possibilidade porque por ocasião da primeira fase da Operação Ptolomeu, o então vice-governador Major Rocha passou a receber ligações e visitas até de desafetos que acharam que Rocha estava na iminência de assumir o governo. E por falar em Rocha, ele acompanha a atual situação de longe. Major Rocha está em viagem pelo Uruguai e Argentina, mas não se desliga do Acre.

7- Manifestações II

Dos deputados federais, só vi a manifestação de solidariedade de Gérlen Diniz (PP). Não discuto culpas ou inocências. Evidencio a opção de aliados em não se envolver. Só se conhece amigo na desgraça. Romildo Magalhães quando era governador tinha um séquito que não se envergonhava de carregar os objetos para ele e até jogar o paletó para que ele não sujasse os pés ao descer do carro. Seu carro oficial era precedido por dois batedores. Assim que saiu do poder não recebia mais um bom dia sequer.

8-Azar de uns

Os três deputados federais do Acre que teoricamente estariam ameaçados de perder os mandatos, estão com os nervos a flor da pele e provavelmente nem dormiram esta noite que antecede a manifestação do voto o ministro Ricardo Lewandowski. A PGR já se manifestou a favor das ações e portanto pela perda dos mandatos. Eu só acredito vendo. Não creio que os ministros tomem a decisão de fazer uma mudança de dezenas de mandatos e alterem tanto a composição da Câmara dos Deputados. Mais fácil acatarem para a próxima eleição.

9-…sorte de outros

Mas que tem candidato que está no “Cadastro de Reserva” que está acendendo uma vela para cada santo e outra para o diabo, lá isso tem. Dizem que Minoru Kinpara (PSDB) é um dos que acabou com o estoque de fósforos.

10-Esquerda desunida

Enquanto os partidos de Esquerda e Centro-Esquerda lutam pela cassação do mandato do deputado Nikolas Ferreira (PL) por causa do discurso transfóbico proferido na tribuna da Câmara dos Deputados, no Dia Internacional da Mulher, o Partido da Causa Operária, PCO, se manifesta contra a cassação. “A  tentativa de cassar o mandato do deputado por discurso proferido no Congresso é uma política medieval . Qualquer cidadão tem o direito a liberdade de expressão”, disse o partido. O deputado mineiro, campeão de votos fez uma performance ridícula com uma peruca loira e se denominando “deputada Nikole”. O PSB e o PSOL, acionaram a Comissão de Ética da Câmara e o PSOL entrou com uma notícia crime contra Nikolas. Enfim, isso é democracia.

Bom dia, advogada Joana D’arc. Quer dizer que tem parlamentares ameaçando cidadãos? Vossa Senhoria poderia dar os nomes desses parlamentares, uma vez que afirmou ter testemunhas? O povo quer saber… e eu também

Esta é uma coluna de opinião

Contato- [email protected]

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

TRE-AC realiza mutirão de atendimento ao eleitor

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) realizará a partir desta quarta-feira, 1º, até 8 …