Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Coluna da Angélica- Vamos para o plenário?

Coluna da Angélica- Senha: vamos para o plenário

1- Homenageado e escrachado

O prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (União) faz um mandato bipolar. Investigado pelo MP, por suposto crime de improbidade administrativa, será homenageado pela Câmara Brasileira de Cultura e Acadêmica de Ciências e Artes, da qual receberá a honraria da Cruz do Mérito da Amazônia, Grau comendador. Se de longe as informações conflitantes apenas são observadas, de perto a coisa muda de figura. Os moradores de Sena Madureira que deram dois mandatos a Mazinho reagiram ao “comendador”, apontando os buracos da cidade que segundo eles se assemelha ao solo lunar. “A tempestade Mazinho Serafim nos deixa um cenário de guerra”, disse um. Por outros, o prefeito é designado como o Rei dos Buracos. Uma moradora desabafou “Sena Madureira está acabada, cheia de buracos, falta iluminação pública e o prefeito vai ganhar homenagem?” Resumo da ópera: Mazinho virou chacota por causa da homenagem e ganhou a alcunha de Tempestade.

2- Sucessão

Para arrumar o que “Tempestade” deixa, pelo menos cinco pessoas estariam se articulando para disputar a prefeitura de Sena Madureira. Um dos apontados como preferido é o ex-prefeito Nilson Areal. Mas também estariam na disputa, pelo menos três vereadores:  Elvis Dany (PP) de oposição ao prefeito;  Ivoneide Bernardino (MDB) e  Alípio Gomes também do MDB. Até o nome do deputado federal Gérlen Diniz (PP), é apontado como um dos possíveis candidatos à prefeitura em 2024. Diniz disputou a prefeitura em 2020 e perdeu para Mazinho por 2.854 votos num total de 21.512 votos válidos. Difícil é crer que Gérlen tenha interesse em trocar o mandato de deputado federal para o qual foi eleito em 2022 por uma prefeitura cheia de problemas. Mas adaptando o ditado, cabeça de político é terra que ninguém anda. Aguardemos as definições.

3- The best

A assessoria do senador Alan Rick (União), é apontada por jornalistas que cobrem o Congresso, como a melhor estruturada. Segundo os jornalistas, Alan tem um “batalhão” de profissionais ao seu redor. Jornalistas no Acre e em Brasília para elaborarem os textos, fotógrafos e uma equipe exclusiva para cuidar das redes sociais. Fora os funcionários de gabinete. Como jornalista Alan sabe o quanto uma equipe de assessoria de imprensa é fundamental para o mandato. Na outra ponta, o pior avaliado no quesito assessoria, é o deputado Eduardo Veloso (União).  Gérlen Diniz, bem… Gérlen “herdou” a equipe de Jesus Sérgio.

4- E agora Joseph?

Como ficam os defensores da independência do Banco Central do Brasil quando o parlamento do Reino Unido inicia um procedimento de revisão da independência do Banco da Inglaterra (BoE)? A Inglaterra é o berço do Neoliberalismo e o BC inglês define as taxas de juros por lá, desde 1998. Quem está questionando a independência do BC inglês são justamente os políticos conservadores, que acusam essa independência de ser responsável pela alta da inflação, uma vez que o Banco Central aumentou a taxa de juros pela décima vez em fevereiro desde o final de 2021, elevando os custos dos empréstimos. A próxima decisão sobre a taxa de juros está prevista para 23 de março. Portanto, querer controlar o Banco Central e diminuir as taxas de juros, não é coisa do “comunista” Lula (PT). Com a taxa de juros a 13,75%, os juros na tomada do crédito se fantasiam do dobro. É uma agiotagem oficializada que nós do povo pagamos. lembrando que o rendimento da poupança é de 0,5%.

5- Assusta

Elon Musk anunciou um robô capaz de fazer download de personalidade e memórias dos proprietários. Mr Musk acredita que uma primeira versão do Optimus pode chegar ao mercado ainda em 2023. A previsão é que o robô tenha aparência similar à de um humano. Com o perdão do exagero, o próximo passo poderá ser a criação de um chip cerebral que funcione como um celular e integre a pessoa a internet. Imaginou? A pessoa pensa numa pessoa e ela é adicionada diretamente ao seu pensamento. Imagina fazer uma compra e pam- ela foi feita.  Está quase pegando no sono quando de repente começa a tocar no seu cérebro: Por que os camaleões mudam de cor? Não se sabe se é para ter medo do robô, da tecnologia ou de Mr Musk.

6-Corporativismo

O desembargador paranaense, Luís César de Paula Espíndola, condenado por violência doméstica teve pena suspensa. Ele agrediu fisicamente a irmã e quebrou o maxilar da própria mãe. Em outro processo ele tinha dado um soco no rosto de uma vizinha. Deu carteirada em um policial que tentou prende-lo.  A pena de mais de 4 anos de detenção foi convertida em prestação de serviços comunitários por 8 horas semanais durante o primeiro ano. Com a suspensão da pena, ele poderá voltar a exercer sua função no Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). Outros, por crimes semelhantes são jogados na cadeia. Agora imagine um desembargador com essa folha corrida decidindo os destinos de pessoas. Ainda bem que no Acre não temos esse tipo de membro da justiça!
7- Grave
O senador Márcio Bittar (União), disse que no ano passado a Saúde do Estado perdeu quase 100 milhões de reais de emendas que voltaram para os cofres da União por falta de execução. A denúncia é grave. Num estado escasso de recursos como o Acre, que vive passando o pires para conseguir algum dinheiro para obras e aquisições essenciais, 100 milhões serem desprezados como se fosse uma nota de dois reais, é realmente de causar indignação. De nada adianta os deputados federais e os senadores alocarem emendas para o Acre, se não houver competência para a elaboração de projetos para poder usá-lo. Parece que felizmente as coisas mudaram. Pelo menos é a impressão que o Secretário de Saúde Pedro Pascoal passa. Torçamos.
8- Queda
O flagrante de trabalho escravo em  três vinícolas gaúchas resultou num cancelamento em massa. Segundo informações as redes de supermercados da Região Nordeste estão devolvendo todo o estoque de vinhos e espumantes daquelas empresas. Lembrando que os trabalhadores escravizados eram nordestinos. As operadoras de turismo também estão cancelando em massa passeios pela serra gaúcha. Em contrapartida a venda suco de uvas do MST (Movimento Sem Terra) cresceu 200% depois da denúncia de trabalho escravo nas vinícolas.  Tentaram ser espertos e foram engolidos. Muitas vezes um lapso vira colapso.

9-Contradição

O Fundo para a Paz, uma entidade européia, já doou 3,6 bilhões de Euros, além de armas e munições para alimentar a guerra da Ucrânia. Isso mesmo. O Fundo para a Paz alimenta a guerra. Agora, o fundo para a paz vai autorizar mais 1 bilhão de Euros para o envio de munição para a artilharia. Tudo a ver com a ótica branca para o mundo: armas para a paz.

10- Jóia da Coroa

Entre tantas explicações dadas para as tais jóias graciosamente dadas aos Bolsonaro pelo príncipe árabe, percebe-se ainda uns fios soltos. Um deles é por que Michelle Bolsonaro que se diz terrívelmente evangélica e até se apresenta como fundamentalista aceitou um presente de um ditador que proíbe a Bíblia no país dele e promove perseguição, encarceramento e morte aos cristãos? Outro fato que chama a atenção é o valor das joias. 16,5 milhões daria para comprar 3 sítios, 2 triplex (como acusaram Lula) e ainda sobraria  um troco para passear em Graceland. Ah sim! Antes de viajar para os Estados Unidos, mais precisamente no dia 28 de dezembro, Jair Bolsonaro (PL), ainda presidente do Brasil,  enviou um ofício ao gabinete da Receita Federal para solicitar que os bens fossem destinados à Presidência da República. No total, Bolsonaro fez 4 tentativas de resgatar as jóias apreendidas.

Bom dia ex-deputado Thaumaturgo Lima. Vossa Excelência lembra do significado da senha “Vamos para o Plenário”? 

Esta é uma coluna de opinião

 

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

TJ e Iapen promovem reencontro de detentas com seus filhos

Por meio do projeto Abraçando Filhos, promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em …