Tag Archives: Eduardo Veloso

Coluna da Angélica- Acordo PP/Bocalom pega vento

1-Acordo Fontes do governo garantem que desde o último  final de semana está acertado que Eduardo Veloso (União),  vai assumir a Secretaria de Politicas Federativas o que acomodará Fábio Rueda (União), no mandato de deputado federal. Bem acomodado, Fábio Rueda indicará Alysson Bestene como vice de Bocalom. A construção política inclui a Secretaria Municipal de Sáude. Alysson seria o vice-prefeito e secretário de Saúde ou indicaria alguém. Na eleição de 2026, caso reeleito, Boca disputará o governo com Márcio Bittar (União) e Gladson Cameli (PP), como candidatos ao senado. Mailza Assis (PP), teria que se contentar em governar o Acre por 6 meses e apoiar a candidatura de Bocalom para …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angelica- Pré-campanha vira uma fogueira de vaidades

1-Para onde O resultado da pesquisa Data Control mostra que se a eleição fosse hoje Marcus Alexandre (MDB) venceria. O cenário que começou a ser desenhado desde que o candidato do MDB lançou a candidatura vai se concretizando com o passar dos dias. Na pesquisa Data Control, ele colocou 8,9% a mais que o prefeito Tião Bocalom (PL). Um resultado preocupante para quem disputa no cargo e tem o mais alto índice de rejeição. De acordo com as pesquisas Bocalom boca tem 42% de rejeição e é reprovado por 49% da população de Rio Branco. O PP atolado em concorrências internas está à beira do abismo. Fora da disputa na …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Márcio Bittar neutraliza concorrentes na disputa para o Senado

1-Limpando a área O senador Márcio Bittar (União), não brinca em serviço. Focado na reeleição para o Senado, não mede esforços para atingir seu objetivo. Para isso limpa a área de todos os possíveis adversários. De acordo com o setor informal de notícias, foi ele quem convenceu o ex-presidente Jair Bolsonaro que Tião Bocalom (PL), é um nome competitivo para o governo em 2026. Olhos atentos observam que não porque creia nessa possibilidade, mas para afastar o Boca da disputa pelo Senado. Bittar parece estar convencido que o único jeito de conseguir se reeleger é tirando todos do caminho. A possibilidade de Bocalom se eleger governador é tão improvável que …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Alysson precisa de um banho de sal grosso

1- DesUnião O União Brasil do Acre que já mostrava sinais graves de desunião piorou de vez com o imbróglio entre o senador Márcio Bittar e o deputado Ulysses Araújo. Bittar se recusa a passar o bastão de fidelidade a Jair Bolsonaro para Ulysses. A briga está nas ruas em forma de outdoors espalhados por Ulysses sem menção a Bittar. Dizem que o senador ficou uma arara e enquadrou o coronel, uma vez que foi ele, Márcio quem articulou a vinda de Bolsonaro ao Acre. Não deixa de ter razão. Afinal é de longe o político do Acre mais próximo do clã Bolsonaro. Apesar dos esforços do coronel. Mas se …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Troupe nos EUA: Xandão tá de olho

1-Calouro Eduardo Veloso (União), negou que vá assumir a Secretaria Municipal de Saúde. Nada muda com a negativa. Palavras o vento leva. Ainda mais as dos políticos. Calouros falam. Veteranos observam. E registram ações. Ligam os fios. E tiram conclusões. Olhos atentos observam que  Veloso se licenciou para que seu suplente Fábio Rueda, irmão do futuro presidente do União Brasil assumisse o mandato de deputado federal. Rueda integra a equipe médica de Recife que realiza cirurgias cardíacas no Acre. O chefe da equipe é irmão da esposa de Eduardo Veloso, a também médica Rejane Holanda. Que Tião Bocalom quer como vice. Não existem fios soltos. E os olhos seguem atentos. …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- PP na capital: entre a cruz e a espada

1- Sem surpresa A possibilidade do PP não lançar a candidatura de Alysson Bestene a prefeito de Rio Branco não causa espanto. Pelo menos não deveria. É uma atitude pragmática. A disputa está polarizada entre Marcus Alexandre (MDB) e Tião Bocalom que canta “estou a dois passos do PL”. O nome de Alysson não decolou. Não passa dos 4% nas pesquisas. Lançar uma candidatura que apesar do apoio governamental não chegue sequer ao segundo turno é pior para o partido do que ter vice numa composição vencedora. Vale ressaltar que ainda estamos na fase de pré-candidaturas. O que significa que uma mudança de rumo antes de iniciar a partida é …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Gladson mostra quem manda no PP

1- Manda quem pode E quem pode coloca cada um em seu lugar. De nada adiantou a presidente municipal do Progressistas, deputada federal Socorro Néri, a deputada estadual Maria Antônia e seu marido Deda Amorim,  juntamente com a vice-governadora Mailza Assis apoiarem a candidatura de Joelson Pontes. Gladson colocou todos no saco e entregou o comando do partido em Brasileia para Fernanda Hassem. Com base nisso não seria demais imaginar que quem contrariou seu grupo em Brasiléia pode repetir o feito na capital. Os alertas estão ligados? A prefeita que tem como candidata Suly Guimarães é quem vai decidir os rumos e os nomes para a eleição deste ano em …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Birico, o personagem político da semana

1-Polarizada A disputa pela prefeitura de Rio Branco está centrada entre o atual prefeito Tião Bocalom (PP) e o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB). Polarização normal quando as peças do jogo são um atual e um ex. O primeiro por estar no poder. O segundo por estar na memória. Em geral, nesse contexto qualquer outra candidatura nasce fadada ao insucesso. Embora muitos se lancem muito mais para manter o capital eleitoral em preparação para outras eleições. Bocalom faz pressão para crescer e mostrar que está eleitoralmente vivo. Muitas vezes, de maneira até caricata. Tem uns apoios esquisitos de gente que é contra a obrigatoriedade de vacina para crianças. Devem achar que …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Eduardo Veloso pode ser peça-chave em possíveis mudanças de rumo do União Brasil no Acre

1- Conectado A candidatura de Marcus Alexandre (MDB), com o apoio da Esquerda e Centro-Esquerda no Acre, não é um caso isolado. É uma construção que se repete em vários municípios e tem por objetivo barrar a Extrema Direita, representada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e seus seguidores. A união dos partidos pretende iniciar um detox ideológico.  A construção é eleger prefeitos e vereadores que fujam do padrão Ultra Direitista. Sim a tão combatida Direita outrora é motivo de saudade desde a ascensão da Ultra Direita. Com a Direita tradicional pelo menos havia diálogo, dizem. Educação. Civilidade.  Um maior número de prefeitos e vereadores mais progressistas tende a garantir que as …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Expectativa de renovação na Câmara de Vereadores da capital supera os 65%

1-Exagero A ausência do governador Gladson Cameli (PP), na abertura do Exporta Mais Amazônia,  no último dia 25, foi motivo de críticas. Açodadas. O governo do Estado esteve bem representado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Secretaria de Planejamento (Seplan) e Agência de Negócios do Acre (Anac). Gladson não precisaria dar palco para Jorge Viana (PT). Sua presença na abertura do evento seria meramente decorativa. Um gesto educado. Sem nenhum resultado prático uma vez que tudo o que foi apresentado lhe será repassado.  Gladson marcaria ponto se tivesse comparecido. Recepcionar a abertura do evento como “chefe da casa” teria sido um gesto diplomático. E interessante. …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- De governador a mago: Gladson é responsabilizado pela chuva que caiu no Acre

1-Não prospera Com base nas últimas conversas posso adiantar que são vãos os esforços para derrubar o Delegado-Geral Henrique Maciel. O que se ouve é que é uma briga interna de grupos dentro da Polícia Civil e poucos, muito poucos mesmo, se dispõem a meter a mão no que consideram uma cumbuca de egos fervilhantes. Na solenidade de entrega das viaturas nesta terça-feira (21), tentaram entregar o documento da Adepol para o Chefe de Gabinete do governador  Coronel Messias que se recusou a receber e mandou que entregassem na Casa Civil. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), foi curto e direto: “o Legislativo é uma casa de …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Carlão poderá ter que devolver salários e diárias

1- Deu ruim Os deputados, inclusive alguns da base de sustentação do governo devem exigir que Carlão devolva os dois meses de salário do tempo em que permaneceu como Secretário Adjunto de Esportes. A exigência pronta para ser feita na sessão desta terça-feira (07), deve vir acompanhada do pedido de apresentação dos relatórios com os registros de ponto e de possíveis diárias que Carlão tenha recebido no período. Carlão foi nomeado Secretário Adjunto de Esportes, mas de fato nunca desempenhou a função. O premiado atleta de quase 2m de altura se apequenou. Se não tinha intenção de mudar para Rio Branco por que aceitou a função? De acordo com o …

Veja a Notícia Completa

Em Brasília, Gonzaga participa de Fórum Empresarial e apresenta resultados de audiências públicas

O presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga (PSDB), participou na quarta-feira (18) de reunião do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento realizado em Brasília juntamente com parlamentares membros da bancada federal do Acre. A reunião foi iniciativa da direção do Fórum Empresarial, que tem como presidente José Adriano. O encontro teve como objetivo debater estratégias de desenvolvimento do Acre e do setor produtivo do estado. Luiz Gonzaga, que tem como uma de suas bandeiras de mandato o investimento no setor produtivo do Acre como forma de alavancar a geração de emprego e renda no estado, defendeu ainda mais incentivos para o setor produtivo do Acre e …

Veja a Notícia Completa

Edvaldo Magalhães defende que compras governamentais priorizem produtos e serviços oferecidos pelo cooperativismo no Acre

Em pronunciamento nesta quinta-feira (5), durante a sessão solene em alusão aos 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC), o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) defendeu que as compras governamentais tenham também no radar os produtos e serviços oferecidos pelo cooperativismo. Ao falar diretamente à governadora em exercício, Mailza Gomes (PP), o parlamentar disse que o Estado pode ser um “indutor”. “Esta Casa, com esta Frente Parlamentar, temos muito a ajudar as diversas áreas do cooperativismo. Governadora Mailza, o Estado tem muito a contribuir como indutor. Compras governamentais mudam completamente a realidade de diversas cooperativas do nosso Estado. Se a gente aposta nisso, a gente entrega para …

Veja a Notícia Completa

Coluna da Angélica- Carona da Educação é o bode na sala do governo

Coluna da Angélica- Carona da Educação é o bode na sala do governo

1- Todos contra A pedra entre o governo do Estado e a Aleac tem nome. Decreto Legislativo. O Decreto Legislativo para suspender a “carona” que a Secretaria de Educação pegou em um Registro de Preços do Maranhão foi apresentado pelo deputado Eduardo Ribeiro (PSD) na última quarta-feira (23) e quase foi  aprovado por unanimidade. Na quarta-feira, 14 deputados estavam no plenário. O quórum mínimo para votação é de 13 parlamentares. A equipe do governo usou uma estratégia para retirar o quórum. Ligaram para a deputada Maria Antônia (PP), convencendo-a que não haveria votação naquela sessão. Isso somado a também saída antecipada de Gilberto Lira (União), que tinha uma audiência pré-marcada …

Veja a Notícia Completa