Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Comunicado da Aneel aponta redução das tarifas para o mês de março

Um dos assuntos mais comentados a todo momento pelo cidadãos brasileiros é justamente sobre o valor da conta de luz. Isso porque a tarifa para uso da energia elétrica pode acabar custando altos valores, tendo em vista o consumo e os impostos sobre o total no fim do mês.

Neste sentido, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou um novo comunicado aos cidadãos brasileiros sobre os impostos atribuídos ao valor da conta de luz. Melhor dizendo, os consumidores poderão contar com uma redução na tarifa da conta de luz.

Dessa forma, é de suma importância entender quando são cobrados impostos na conta de luz e qual a porcentagem estimada para cada situação, além de conferir o novo anúncio da Aneel.

Entenda quando há a cobrança de impostos na conta de luz

Antes de mais nada, a primeira coisa a ser feita é justamente entender a questão dos impostos. Isso porque o valor total da conta de luz no fim do mês pode variar a depender dos impostos cobrados sobre o consumo. Ou seja, os brasileiros podem acabar pagando a mais no valor do kWh (Quilowatt-hora) em cada mês.

De forma mais específica, essa cobrança de impostos acontece através da bandeira vigente no momento. Essas bandeiras podem variar em três cores: a verde, a amarela e a vermelha. Assim sendo, a bandeira verde representa a ausência de cobrança extra no valor da conta, enquanto a amarela e a vermelha representa uma cobrança adicional.

Por essa razão, além de preocupar-se com o consumo, os brasileiros também devem manter-se atentos às cores na conta. Normalmente, o estabelecimento das bandeiras segue a dificuldade para gerar energia. Isto é, quanto mais dificuldade para gerar e distribuir a energia, maior o valor das tarifas.

Ainda considerando as taxas em questão, os primeiros meses do ano de 2023 puderam contar com ausência de adicionais cobrados sobre a conta.

Entenda o novo anúncio da Aneel

Conseguinte às informações anteriores, de acordo com o Governo Federal, as bandeiras tarifárias servem para alertar o consumidor. Isto é, os consumidores podem saber qual será a bandeira vigente para o mês seguinte antes mesmo dele chegar. Assim, torna-se possível controlar o uso, caso o desejo seja de economizar.

A boa notícia, no entanto, é que o novo comunicado da Aneel aponta a redução das tarifas para o mês de março. Ou seja, o mês em questão contará com a bandeira verde. Isso significa que as condições para geração e distribuição de energia elétrica estão favoráveis.

Outro ponto importante é que o consumidor pode verificar qual o valor exato dos impostos cobrados em cada mês. Para que isso seja possível, basta solicitar a conta com a empresa responsável pela distribuição de energia em cada região.

Por fim, vale dizer que é sempre importante optar pela economia de energia elétrica quando for possível, o que pode evitar situações de surpresa ao fim do mês.

Imagem- Pronatec

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artista acreano participa da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro no Sesc RJ

Mostra chega em maio ao Rio de Janeiro e ficará instalada em um dos principais …