Tag Archives: tarifas

Jarude entra na luta contra tarifas da Energisa

”Terceira energia mais cara do Brasil”, diz Jarude sobre possível aumento nas contas de luz O possível aumento de cerca de 20% na tarifa de energia elétrica dos acreanos foi uma das preocupações levantadas pelo deputado estadual Emerson Jarude (Novo) durante seu discurso na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira (17). Segundo o parlamentar, no contrato de concessão da Energisa Acre, ficou estabelecido um reajuste de tarifa para 13 de dezembro de 2023, com isso foi aberto processo de reajuste na tarifa junto a ANEEL. A ANEEL, por sua vez, autorizou consulta pública para que seja analisado o reajuste da tarifa de energia para os consumidores residências em pelo …

Veja a Notícia Completa

No MPE, Movimento pede suspensão de tarifas de energia abusivas de moradores da Cidade do Povo

O Movimento Popular Contra os Possíveis Abusos praticados pela Energisa no Acre, acionou o MPE – Ministério Público Estadual, para apurar a cobrança das faturas da energia elétrica de consumidores da Cidade do Povo, maior bairro da capital. O representante do movimento Francisco Panthio, formalizou um pedido de investigação para saber o que levou a empresa a elevar em até 300% algumas faturas do mês de agosto, já que não teve nenhum aumento autorizado pela ANEEL e os moradores relatam que não teve nada de novo em seu consumo. Panthio detalhou o que levou o movimento a provocar o procurador Geral Danilo Lovisaro, para que abra um inquérito e envolva …

Veja a Notícia Completa

Energisa pressiona ANEEL para aumentar as tarifas e líder de movimento questiona bancada federal por não dar importância ao tema

Energisa pressiona ANEEL para aumentar as tarifas e líder de movimento questiona bancada federal por não dar importância ao tema

O líder do movimento popular contra os abusos praticados pela Energisa, alertou a população sobre um possível aumento na tarifa de energia elétrica dos consumidores Acreanos. De acordo com Francisco Panthio, as concessionárias de Pernambuco e do Acre estão em Brasília pressionando ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, para garantir o reajuste já agora no segundo semestre. De acordo com ativista a ENERGISA usará como desculpas para aumentar a fatura, a construção de subestações e ampliação da rede, o que segundo ele é um absurdo. ” Quando a gente fica um tempo em paz lá vem a ENERGISA nos lembrar que ela incomoda nossa vida, pois a gente tenta …

Veja a Notícia Completa

Deputados federais debatem reajuste de tarifas de energia no Acre

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza audiência pública na terça-feira (4), às 15 horas, para debater os reajustes de tarifas de energia elétrica em Pernambuco e no Acre. Foram convidados para participar do evento: – o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; – o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ricardo Tilli; – a superintendente de Gestão Tarifária e Regulação Econômica (STR) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Camila Bomfim; – o presidente da Neoenergia Pernambuco, Saulo Cabral e Silva; – o presidente da Energisa Acre, Ricardo Alexandre Xavier; – a diretora-executiva do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Carlota …

Veja a Notícia Completa

Comunicado da Aneel aponta redução das tarifas para o mês de março

Um dos assuntos mais comentados a todo momento pelo cidadãos brasileiros é justamente sobre o valor da conta de luz. Isso porque a tarifa para uso da energia elétrica pode acabar custando altos valores, tendo em vista o consumo e os impostos sobre o total no fim do mês. Neste sentido, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou um novo comunicado aos cidadãos brasileiros sobre os impostos atribuídos ao valor da conta de luz. Melhor dizendo, os consumidores poderão contar com uma redução na tarifa da conta de luz. Dessa forma, é de suma importância entender quando são cobrados impostos na conta de luz e qual a porcentagem estimada …

Veja a Notícia Completa

Ponham as barbas de molho: Aneel aprova reajuste médio de 15,77% nas tarifas de energia em SP e MT

Ponham as barbas de molho: Aneel aprova reajuste médio de 15,77% nas tarifas de energia em SP e MT

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 23, reajuste médio de 15,77% nas tarifas de energia da Elektro. A distribuidora é responsável por atender 2,8 milhões de unidades consumidoras em 228 cidades, sendo 223 em São Paulo e cinco em Mato Grosso do Sul. Para os consumidores conectados em alta tensão, como as indústrias, o efeito médio do reajuste será de 23,72%. Já para os atendidos em baixa tensão, que inclui os consumidores residenciais, o impacto médio será de 11,61%. Assim como determina lei aprovada pelo Congresso, a agência considerou recursos de créditos tributários de PIS/Cofins no processo tarifário. Os valores disponíveis para a empresa, bem como …

Veja a Notícia Completa

Líderes do movimento contra as altas tarifas de energia, se dizem indignados com a passividade de órgãos de controle no Acre

mov energia

A tão aguardada audiência entre membros do movimento contra abusos na cobrança de energia e o Ministério Público, ocorreu no último dia 22 de fevereiro em Rio Branco. Integrantes do Comitê Popular contra os possívesi abusos praticados pela Energisa no Acre, afirmam que a luta contra os absurdos cometidos na cobrança da energia no Acre é maior, por conta da passividade dos órgãos de controle no estado. Francisco Panthio,  um dos líderes do grupo, se disse indignado com tanto relatos de abusos praticados contra milhares de consumidores diante dos olhos da lei. “Nós fizemos um dos maiores abaixo assinados contra possíveis abusos praticados pela Energisa no Acre, coletamos depoimentos e …

Veja a Notícia Completa

Projeto obriga Aneel a publicar relatório em linguagem simples sobre evolução de tarifas

Projeto obriga Aneel a publicar relatório em linguagem simples sobre evolução de tarifas

O Projeto de Lei 4366/21 obriga a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a publicar periodicamente, em linguagem acessível à população, relatórios para esclarecer os consumidores sobre o reajuste das tarifas de cada distribuidora. O texto tramita na Câmara dos Deputados. A proposta também obriga a publicação anual de relatório sobre as diferenças de tarifas entre as distribuidoras que atuam no País e as medidas adotadas pela Aneel para mitigar os aumentos tarifários. Os dois relatórios deverão ser publicados no site da agência. O projeto é da deputada Angela Amin (PP-SC) e altera a Lei 9.427/96, que criou a Aneel e disciplinou o regime das concessões no setor elétrico. Para …

Veja a Notícia Completa