Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Pneus usados de Cruzeiro do Sul são enviados para Mato Grosso para reciclagem
Pneus usados de Cruzeiro do Sul são enviados para Mato Grosso para reciclagem

Cruzeiro do Sul firma parceria para destinar pneus inutilizados para reciclagem no Mato Grosso

Pneus usados de Cruzeiro do Sul são enviados para Mato Grosso para reciclagem

Uma das preocupações da atual gestão da Prefeitura de Cruzeiro do Sul é o destino adequado dos resíduos sólidos gerados na cidade. Na tarde desta segunda-feira (24), mais uma carreta carregada de pneus usados saiu de Cruzeiro do Sul com destino ao Estado do Mato Grosso.

O material que seria levado ao depósito de lixo do município onde seria enterrado, a partir de agora está sendo levado para reciclagem fora do estado do Acre. A prefeitura firmou parceria com a empresa Recicle Unipe que fará o transporte dos pneus para a indústria de reciclagem.

“Hoje nós estamos cumprindo aquilo que determina a política nacional de resíduos sólidos. Assim como a bateria e a pilha, o pneu faz parte da logística reversa. Então, hoje em parceria com a Recicle Unipe, a Prefeitura de Cruzeiro do Sul encaminha todos os pneus para o estado do Mato Grosso. Lá esse material é transformado em chips, que são blocos de borracha, e será utilizado nas fornalhas como fonte de energia para produção de artefatos de cerâmica, tais como o tijolo e a lajota”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Ygor Neves.

 

Com mais esse carregamento, o município já exportou mais de 18 mil pneus. Foram seis viagens de carretas que saíram da cidade nos últimos meses.

A Secretaria de Meio Ambiente levou em consideração para formalizar a parceria, as medidas para prevenção de saúde e de preservação do meio ambiente, já que o município não tem local adequado para o destino final desse tipo de resíduo. “Esses pneus serviam como criadouros do mosquito da dengue e antes eram enterrados. Agora estamos retirando da cidade sem custos para o município município que só tem a ganhar com isso”, assegurou Neves.

Pneus usados de Cruzeiro do Sul são enviados para Mato Grosso para reciclagem. A prefeitura firmou parceria com a empresa Recicle Unipe que fará o transporte dos pneus para a indústria de reciclagem

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Polícia Civil do Acre leva cidadania aos idosos do Lar dos Vicentinos em Rio Branco

Em uma ação de cidadania e valorização daqueles que tanto contribuíram com as nossas vidas …