Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre
Ex-reeducando lança livro intitulado Desvendado por Deus
Ex-reeducando lança livro intitulado Desvendado por Deus

Ex-reeducando lança livro intitulado Desvendado por Deus

No decorrer das suas duas estadias no Presídio Francisco de Oliveira Conde, o ex-detento iniciou a leitura de livros da literatura brasileira, espanhola e norte-americana. Adicionalmente, enquanto esteve na unidade, Nesseilde procurou se envolver em atividades internas, como auxiliar de cozinha e faxineiro. Essas ocupações representam etapas importantes para a efetiva reintegração social dentro do presídio.

“Consigo me ver como uma prova de que a literatura muda a vida das pessoas”, disse Andrade. Foto: Neto Lucena/Secom

Processos de ressocialização

Nesseilde não tinha o hábito de ler, mas por incentivo de um educador universitário começou a frequentar o espaço de leitura do presídio.

“Ex-reeducando da penitenciária de Rio Branco revela sua trajetória transformadora em ‘Desvendado por Deus’ – Um relato inspirador”

Na penitenciária havia um professor que doava livros para a biblioteca da unidade, e essa foi a abertura de Nesseilde Andrade para começar a mudar a trajetória de vida, já que havia suspendido seus estudos no curso de Licenciatura em História na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“A equipe do Iapen, principalmente a de reintegração social, fica feliz com essa história de vida de Nesseilde, e por ele ter aproveitado as oportunidades de trabalho e educação. Nós esperamos que a trajetória dele sirva de inspiração para que outras pessoas privadas de liberdade possam romper com o ciclo de violência e busquem um futuro melhor”, frisou a chefe de Reintegração Social, Liliane Moura.

A ressocialização é uma estratégia de políticas governamentais que visa promover atitudes e caminhos positivos para que os detentos possam reintegrar-se à sociedade. Como resultado disso, de acordo com informações da Divisão de Trabalho, o Iapen está atualmente disponibilizando mais de 90 oportunidades de emprego no Acre.

Ex-reeducando da penitenciária de Rio Branco lança livro intitulado Desvendado por Deus
Ex-reeducando da penitenciária de Rio Branco lança livro intitulado Desvendado por Deus

Dessa forma, as prisões contam com uma variedade de serviços, como cultivo de alimentos, limpeza, preparação de refeições, fabricação de móveis, produção de artesanato, oficina de conserto de veículos e pintura, lavanderia e produção de farinha.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Ao votar favorável a projeto do TJAC, Edvaldo Magalhães defende reajuste para todos os servidores do Estado

  Ao votar favorável ao projeto de reajuste de 4,62% para os servidores do Tribunal …