Clinica Telemed'AC - Consultas médicas com clínicos e especialistas sem sair de casa no Acre

Porto Wálter deixa de ser um município isolado. Ligação terrestre é concluída

Governo e prefeitura de Porto Walter concluem obras do novo ramal que liga o município a Cruzeiro do Sul

Respeitando diretrizes de preservação ambiental, o governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), e a Prefeitura de Porto Walter concluíram, esta semana, a abertura do desvio de 3,8 km do ramal que interliga Porto Walter a Rodrigues Alves.

O novo trecho garante o desvio da Terra Indígena (TI) Jaminawa do Igarapé Preto. A área de incidência da TI foi interditada, e a prefeitura iniciará em breve o reflorestamento, para minimizar os impactos causados pela ação humana, conforme determinação dos órgãos ambientais.

O presidente do Deracre, Sócrates Guimarães, ressalta que a conclusão do novo traçado é mais um compromisso do governador Gladson Cameli que está sendo concretizado, a fim de garantir o acesso das famílias de Porto Walter.

“São esforços do Estado e da prefeitura na realização desse grande sonho das famílias de Porto Walter e estamos seguindo o compromisso do governador, em garantir a trafegabilidade e desenvolvimento econômico e social de Porto Walter”, destaca.

A chefe do Núcleo de Meio Ambiente do Deracre, Leidiane Silva, explica que a equipe técnica da autarquia trabalhou no alinhamento topográfico e em seguida a Prefeitura de Porto Walter executou a abertura do novo traçado.

“Garantimos a integração de Porto Walter, trabalhando conforme determinação dos órgãos, seguindo as medidas de preservação; executamos o levantamento topográfico do novo traçado, corrigindo a área de incidência da terra indígena e a equipe da prefeitura, com o auxílio das máquinas, trabalhou na abertura do novo trecho da estrada vicinal”, relata Leidiane.

A abertura da estrada era um sonho antigo dos moradores para a ligação via terrestre. O prefeito de Porto Walter, César Andrade, destaca que a estrada representa a saída definitiva do isolamento e progresso do município.

“A conclusão dos serviços representa mais economia, desenvolvimento e geração de emprego e renda para o município e a região. O apoio do governo foi essencial para que esse sonho pudesse sair do papel, representando o desejo de milhares de cidadãos”, diz.

Inscreva-se gratuitamente na Newsletter do Acre-In-Foco Notícias do Acre

Não perca nenhuma notícia do Acre! Inscreva-se na newsletter do Acre In Foco

Veja também

Artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato em Brasília

Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, …